terça-feira, 30 de junho de 2009

A Arca de Noé


Fotografia de Margarida Elias, Pormenor de uma porta da capela da Quinta da Regaleira (Sintra, 2009).
---

Sete em cores, de repente
O arco-íris se desata
Na água límpida e contente
Do ribeirinho da mata.
-
O sol, ao véu transparente
Da chuva de ouro e de prata
Resplandece resplendente
No céu, no chão, na cascata.
-
E abre-se a porta da Arca
De par em par: surgem francas
A alegria e as barbas brancas
Do prudente patriarca
-
Noé, o inventor da uva
E que, por justo e temente
Jeová, clementemente
Salvou da praga da chuva.
-
Tão verde se alteia a serra
Pelas planuras vizinhas
Que diz Noé: "Boa terra
Para plantar minhas vinhas!"
-
E sai levando a família
A ver; enquanto, em bonança
Colorida maravilha
Brilha o arco da aliança.
-
Ora vai, na porta aberta
De repente, vacilante
Surge lenta, longa e incerta
Uma tromba de elefante.
-
E logo após, no buraco
De uma janela, aparece
Uma cara de macaco
Que espia e desaparece.
-
Enquanto, entre as altas vigas
Das janelinhas do sótão
Duas girafas amigas
De fora as cabeças botam.
-
Grita uma arara, e se escuta
De dentro um miado e um zurro
Late um cachorro em disputa
Com um gato, escouceia um burro.
-
A Arca desconjuntada
Parece que vai ruir
Aos pulos da bicharada
Toda querendo sair.
-
Vai! Não vai! Quem vai primeiro?
As aves, por mais espertas
Saem voando ligeiro
Pelas janelas abertas.
-
Enquanto, em grande atropelo
Junto à porta de saída
Lutam os bichos de pêlo
Pela terra prometida.
-
"Os bosques são todos meus!"
Ruge soberbo o leão
"Também sou filho de Deus!"
Um protesta; e o tigre – "Não!"
-
Afinal, e não sem custo
Em longa fila, aos casais
Uns com raiva, outros com susto
Vão saindo os animais.
-
Os maiores vêm à frente
Trazendo a cabeça erguida
E os fracos, humildemente
Vêm atrás, como na vida.
-
Conduzidos por Noé
Ei-los em terra benquista
Que passam, passam até
Onde a vista não avista.
-
Na serra o arco-íris se esvai...
E... desde que houve essa história
Quando o véu da noite cai
Na terra, e os astros em glória
-
Enchem o céu de seus caprichos
É doce ouvir na calada
A fala mansa dos bichos
Na terra repovoada.

---
Vinicius de Morais.
in Poesia completa e prosa: "Poemas infantis"
in Poesia completa e prosa: "Cancioneiro"

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Olá, Margarida :) foi um gosto encontrar o seu blog :)
Cheguei aqui através do blog da Susana (Esta Lisboa Que Eu Amo).
Eu sou a Sandra, também nasci em Novembro de 1970, mas um bocadinho mais tarde, a 21.
Eu costumava acompanhar o blog "Sem Contorno" do Sr Dr João Mattos e Silva (nunca comentei, mas lia com assiduidade). Eu também sou monárquica ;) tal como o Sr Dr João Mattos e Silva.
Neste momento, estou a viver nos Países Baixos com o meu marido. O link do meu blog é http://presepiocomvistaparaocanal.blogspot.com
Por razões de privacidade, optei por não colocar fotografia nem o meu último nome. Mas tenho um mail disponível.
Gostei muito do seu blog (também gosto muito de poesia, do Vinicius então :).
Se puder, terei muito gosto em ter a sua visita no Presépio.
Nós gostamos de viajar e fotografar. Para ver as fotos, basta clicar nas etiquetas com os nomes dos países.

Um Beijinho e Parabéns pelo blog :)

Presépio no Canal disse...

Olá Margarida :)

Obrigada pela visita e comentário no Presépio:)

Vou também seguir o seu blog, pois senti muitas afinidades e interesses comuns.

Vou deixar o meu mail:
presepio.no.canal@gmail.com

Se me puder facultar o seu, poderemos falar mais a-vontade.

Beijinho :)

Sandra