quarta-feira, 24 de junho de 2009

Ermida de São João Baptista






Fotografia de Margarida Elias, Ermida de São João Baptista (Serra de Montejunto, 2009).
---

«A Serra de Montejunto, também localmente conhecida como Serra da Neve, desperta desde há muito um fascínio especial nas populações desta região. Outrora chamada de Monte Sacro, encerra em si mesmo, lendas, histórias e tradições, perpetuadas ao longo de sucessivas gerações, e que os mais velhos ainda contam, com um olhar de mistério e fantasia». 
A Ermida de S. João Baptista data «do séc. XIII. No seu interior podem-se observar painéis de azulejos alusivos à vida daquele santo.
 Após 500 anos de afastamento da serra de Montejunto, a Ordem dos Dominicanos volta para construir um novo convento, podemos encontrar as suas ruínas junto à Ermida de S. João. Tratava-se do Convento da Reforma de Montejunto e data de 1760. Este não foi concluído devido à reforma Dominicana não ter ido avante. A decisão da volta desta ordem religiosa àquele local coincide com um período tumultuoso da História de Portugal. Estávamos em guerra com os franceses e após a tentativa de assassinato de D. José, na qual o Marquês de Pombal desconfiava terem estado Jesuítas envolvidos, havia uma grande perseguição a todas as ordens religiosas. Poderiam ter sido estas as razões que levaram os Dominicanos a refugiarem-se novamente neste ermo local.»
---

Sem comentários: