domingo, 7 de junho de 2009

Flores I


Aguarela de Fernanda Matos e Silva (1947).
---
Esta aguarela foi pintada pela minha avó materna (n. 1905). Ela não era pintora profissional mas aprendeu a pintar, como era costume na época entre as meninas de boas famílias. Poucas seguiam uma carreira profissional. A minha avó tinha desgosto nisso.
Escrevia contos infantis, que foram publicados em revistas como O Senhor Doutor.
Aprendeu pintura com Raquel Roque Gameiro, sendo, na minha opinião, uma boa aguarelista, dentro do género naturalista - aliás, estava no seguimento de sua mestra, a qual era filha de um grande aguarelista do Século XIX.
Um bom exemplo das qualidades da minha avó como pintora, sobretudo de aguarela, pode ser observado nesta pequena obra, agora na minha posse. Gosto muito dela, pela maneira como estão figuradas as flores cor de rosa na jarra. Acho que a minha avó pintou a mesma jarra, com violetas, a óleo.
O mais curioso nesta pintura é a data: 18 de Agosto de 1947, um dia antes de nascer a minha mãe.
---
Texto de Margarida Elias.

1 comentário:

Antónia disse...

Bonita pintura. Realmente perdemos uma grande artista.
Saudações.