quarta-feira, 1 de julho de 2009

Seleccionar

Fotografia de Margarida Elias (Ramalhal, 2009).
---
Sempre me fascinou a maneira como a minha visão consegue seleccionar o que vê e sempre me desapontou a maneira como a máquina fotográfica, mesmo que tenha a minha "visão" a comandá-la, capta mesmo o que eu não quero e, por vezes, não regista o que eu queria memorizar.
-
«É claro que o sentido da visão e a apreciação plástica estão indissociavelmente ligados. Uma das funções do aparelho visual é seleccionar, de uma informação que é muito vasta e continuamente em mutação, as imagens que o nosso cérebro “requisita” como indispensáveis num dado momento. Igualmente, a representação pictórica obriga a “sacrificar uns milhares de verdades aparentes” escolhendo apenas “a verdade” da sua experiência visual própria (...)».
---
Citação in João Lobo Antunes (2008).

1 comentário:

Presépio no Canal disse...

(sorrio) Acontece-me o mesmo, Margarida, várias vezes ;)
Logo à noite, vou ler os poemas inéditos do seu tio. Eu estive ontem no Três Gerações, mas não pude ficar o tempo que queria.
Beijinhos.