sábado, 26 de setembro de 2009

Quadros dentro do quadro

Gravura de Henri-Charles Guérard, Retratos de Mm. de Lesseps, Coppée, général Pittié, de Bornier, Henri Martin, Mis de Cherville (1883, Minneapolis Institute of Arts)
---
No decurso de uma pesquisa sobre Henri Martin, pintor pós-impressionista francês (1860-1943) deparei-me com esta obra que acho muito interessante.
Vê-se um atelier de gravura, com o impressor (auto-retrato?) a trabalhar dentro de casa. Há um cão à porta. Do lado de fora, na parede estão expostos os retratos de celebridades da época. Podemos observar também um suporte para estampas (retratos) e, em baixo à direita, uma cadeira com um chapéu de chuva e umas socas - este detalhe faz-me lembrar Van Gogh. Contudo, a composição parece-me inspirada na pintura holandesa do século XVII. Aparentemente é um convite para uma reunião, estando à esquerda os nomes dos convivas "titulares". O autor, Henri-Charles Guérard (1846–1897), foi um gravador e pintor ligado ao Impressionismo, mas apresenta-se como o impressor das celebridades contemporâneas.
---
Margarida Elias.
Ver também: Yaneff.com

Sem comentários: