sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Perspectiva das Coisas

Pintura de Willem Kalf, Bodegón con cuenco chino, copa nautilo y otros objetos (1662, Museo Thyssen-Bornemisza).
---
Excelente a exposição da Gulbenkian, onde esta pintura está presente.
Reúne naturezas mortas de diversos artistas europeus, dos séculos XVII e XVIII, alguns tão importantes como Rembrandt, Chardin e Goya.
Para mim, o melhor é a pintura holandesa, integrada no tema «Jogos de Luz», pois, além de eu ser uma apaixonada pela pintura dos Países Baixos, sou particularmente admiradora dos trabalhos de natureza morta. Fico encantada a ver como conseguem traduzir brilhos, texturas e transparências de uma maneira tão realista, sob uma luminosidade tão bela.
Também gosto muito das pinturas com doçarias, onde estão presentes quadros de Josefa de Óbidos; dos bodegones espanhóis, que me fascinam sobretudo pela forma como constroem as composições; assim como das naturezas mortas de flores, devido à riqueza do colorido.
É uma festa para os olhos, sob o silêncio próprio do tema.
---
Margarida Elias.

3 comentários:

ana disse...

Fui ver a exposição e gostei imenso.
Também gosto dos jogos de luz. Apreciei o quadro que aqui expôs, principalmente a taça de vidro e o movimento do limão descascado.

Não comprei o catálogo porque achei-o caro e há sempre listas de livros para comprar.

Margarida Elias disse...

Eu também não comprei o catálogo, mas com muita pena. Gosto muito do tema da exposição e da época. Estou cheia de curiosidade de ver a continuação (séculos XIX e XX).

ana disse...

Também tenho muita curiosidade porque há autores do século XX que admiro bastante, penso, neste momento, em Cézanne.
Confesso-lhe que tive pena de não comprar o catálogo.