terça-feira, 2 de março de 2010

«La Primavera» de Sandro Botticelli

Pintura de Botticelli, La Primavera (1477-1478, Galleria degli Uffizi, Florença).
---
Descobri no Prosimetron que este era o ano do 5.º centenário da morte de Botticelli e que ontem era o seu dia de aniversário.
Julgo que ele foi um dos melhores pintores do Renascimento italiano, que eu admiro sobretudo pela beleza das figuras e pela qualidade do desenho. As suas composições, estranhas e de leitura difícil, deixam-me geralmente intrigada.  
La Primavera, é não só uma obra cujo tema se adequa à estação que se avizinha, como é também uma das suas pinturas cuja leitura é mais complicada e simbólica, certamente ligada ao Neo-Platonismo. 
O modelo estará nos Fasti de Ovídio e num poema de Angelo Poliziano, sobre o Jardim de Vénus, cantado como um lugar de eterna paz e de eterna Primavera. Vénus aparece ao centro, voando sobre ela o seu filho Amor, com os olhos tapados e disparando setas. O vento Zéfiro, à direita, cobre a terra com flores. A ninfa junto de Zéfiro é Cloris, que se transforma em Flora, Deusa das Flores. Do lado esquerdo estão as três Graças, companheiras de Vénus, guiadas por Mercúrio, que está afastar as nuvens com o seu caduceu. Ele é o guardião do jardim.
---
Texto de Margarida Elias.
Bibliografia: Barbara Deimling, in The Art of the Italian Renaissance (1995).

3 comentários:

Presépio no Canal disse...

Amo este quadro :-) Obrigada!

ana disse...

Este é um dos meus pintores favoritos, senão o principal. Adoro a Flora e o tema deste quadro que observei durante longo tempo. :)

ana disse...

Reparei que já o tinha visitado. Excelente post! :)