sexta-feira, 21 de maio de 2010

A invenção artística

Pintura de Sir Joshua Reynolds, Autorretrato (c. 1747-1749, National Portrait Gallery, Londres).
---
«A que nível difere a invenção artística da invenção útil? Difere tanto quanto a sensibilidade humana difere do resto do universo. As invenções artísticas alteram a sensibilidade da humanidade. (...) as invenções estéticas alargam directamente a consciência humana, com novos modos de viver o universo, e não com novas interpretações objectivas».
---
George Kubler (1990).

5 comentários:

Sara disse...

Sendo assim, não será a invenção artística uma invenção de grande utilidade para a humanidade?

ana disse...

"As invenções artísticas alteram a sensibilidade da humanidade",
bela frase que mostra a experiência externa, visível...

"As invenções estéticas alargam directamente a consciência humana", premissa mais profunda do foro interior... não sei explicar esta afirmação. Contudo, parece-me mais densa e primordial para a alteração da sensibilidade.

Este texto intrigou-me! Nunca li nada de George Kluber vou ter qe procurar.
Obrigada por me fazer pensar! :)

Margarida Elias disse...

Eu, porque gosto muito de arte, acho que o mundo seria impossível de viver sem ela.

ana disse...

Partilho da sua vontade e estar perante a arte.
Às vezes é difícil viver só dela mas concordo que viver semm ela é impossível.

Margarida Elias disse...

Para mim seria também impossível viver sem a família, claro...:)