domingo, 27 de junho de 2010

Castelo de Torres Vedras e Igreja de Santa Maria do Castelo

---
As primeiras muralhas do castelo terão sido construídas pelos árabes, apesar de já haver vestígios de ocupação humana desde o século II a.C.. O castelo foi tomado aos mouros por D. Afonso Henriques, em 1148, segundo a lenda, a 15 de Agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora. Em 1288, D. Dinis mandou ampliar o castelo, onde se deveria situar o Paço Real. No ano de 1516, D. João Soares de Alarcão mandou construir o Palácio dos Alcaides, aproveitando as reparações mandadas fazer no castelo, por D. Manuel I. Com o terramoto de 1755, o castelo ficou bastante destruído, mas, em 1809, ainda teve um importante papel, integrando as Linhas de Torres Vedras.
A Igreja de Santa Maria, situada no interior das muralhas, é um templo do século XII, dedicado a Nossa Senhora da Assunção. Apresenta vestígios românicos nos portais principal e lateral., destacando-se num dos capitéis o relevo com duas pombas (símbolo da Eucaristia). No interior, entre outras obras, salienta-se o tecto do altar-mor, com o anagrama AM (Avé Maria). Esta igreja tem ainda a rara particularidade de possuir duas torres: a torre sineira e a torre do relógio. Esta última é propriedade da Câmara Municipal, que é responsável por dar corda ao relógio duas vezes por dia.
---
Bibliografia: Roteiro do Castelo de Torres Vedras (2004) e Igreja de Santa Maria do Castelo (2004).

5 comentários:

ana disse...

Já passei em Torres Vedras mas nunca fui ao castelo nem visitei a igreja que me parece muito bonita.

Gostei particularmente dos capiteis.
Bom Domingo. :)

Margarida Elias disse...

Bom Domingo!

Presépio no Canal disse...

Tal como a Ana, tambem ja estive em Torres Vedras (ate porque gosto muito da Costa Oeste), mas nunca visitei o Castelo nem a Igreja.
Obrigada pela sugestao de passeio ;-) Gostei particularmente da pintura do tecto!

Margarida Elias disse...

Obrigada! Se vierem cá digam...

Presépio no Canal disse...

Se passarmos por ai, diremos ;-)