sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Voyeurs ...

Remy Cogghe, Madame Recoit (1908, Musée d'Art et d'Industrie, Roubaix).
---
«Imaginemos um mundo feito apenas de voyeurs. Em vez de ver uma cena secreta – um desvelamento íntimo, um desnudar-se -, o voyeur descobriria através do buraco da fechadura um outro voyeur com o olho numa outra fechadura; o qual estaria a ver um terceiro, também à espreita, colado a uma porta, e assim de seguida, indefinidamente. Um estrangeiro que penetrasse neste mundo e tivesse, para ver, que esconder-se, e que só visse voyeurs a verem outros voyeurs, seria rapidamente assaltado por uma ideia: que ele próprio estaria a ser visto, alvo de qualquer olhar escondido que o visse e se não mostrasse. O que prova, paradoxalmente, a reversibilidade da visão: a cena que vê o voyeur reflui sobre o seu próprio espaço, abrindo-o».
---
José Gil (1994).

6 comentários:

ana disse...

Belo pensamento o de José Gil e muito pertinente!
Hoje em dia com a blogosfera todos espreitamos porque entramos sem bater à porta...
Será correcto?
Não sei Margarida, mas a blogosfera permite estar a comunicar consigo neste momento.
"Voyeur" é algo de depreciativo, é como a tela que associou ao texto. Nunca gostei de "voyeurs".
Espero que "blogosferar" não tenha a conotação da escrita de José Gil.
O trecho fez-me visualizar um corredor de portas abertas com nuitos olhos de Magritte!
Boa noite e muito obrigada por este excerto. :)

Margarida Elias disse...

Não pensei no ponto de vista da blogosfera... Mas o próprio José Gil afiema que o mundo só de voyeurs é impossível.
Gostei do texto e gostei da pintura.
Muito bom Sábado, Ana!

ana disse...

Margarida,
Eu é que li o texto sobre as duas perspectivas, o "voyeurismo" em si mesmo, como as duas personagens do quadro e o "voyeurismo" da blogosfera. Este último não tem a mesma conotação, é de livre vontade que se publica um post, qualquer um, dependendo do motor de busca, entra na janela de outrém.
O meu pensamento estava a fluir.
Um grande sorriso para si e obrigada por me fazer reflectir!
Gosto muito de vir até aqui porque aprendo sempre que cá passo.
Bom Sábado!:)

Sara disse...

O texto traz uma perspectiva inusitada: nunca tinha pensado nessa reversibilidade. No entanto, o próprio quadro que aqui apresenta possibilita essa reversibilidade: os personagens a espreitar alguém e eu, aqui, a espreitá-los. Prolongando o processo, resta a pergunta: será que alguém me está a espreitar? :)

Bom fim-de-semana!

Margarida Elias disse...

E verdade, o texto dá que pensar. Foi isso que me atraiu nele. Bom fim-de-semana!

Presépio no Canal disse...

Eu estou, Sara ;-) a espreitar as vossas respostas ;-))
Achei o quadro divertido! Parece uma marotice! ;-)