quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Apresentação de Jesus no Templo

Atribuido a Goswijn van der Weyden, Apresentação do Menino no Templo (c. 1501-1525, Museu Nacional de Arte Antiga).
---
No dia 2 de Fevereiro celebra-se a Apresentação de Jesus no Templo, episódio bíblico descrito no Evangelho de São Lucas (2:22-40), segundo o qual  Santa Maria e São José levaram o Menino ao Templo, em Jerusalém, quarenta dias após seu nascimento, para dedicá-lo a Deus, em consonância com a lei judaica da época.
A festa litúrgica corresponde à Candelária, que marcava o fim do Natal e da Epifania. Neste dia, um sacerdote abençoava as velas de cera com um aspergilium para uso durante o ano. Na Polónia a festa é chamada de Matka Boska Gromniczna ( "Matka Boska" = "a Mãe de Deus" + "Gromnica" = "vela de cera de abelhas").
Em Portugal comemora-se a festa da Nossa Senhora da Luz ou Nossa Senhora das Candeias. Na tradição popular, o estado do tempo neste dia condiciona o tempo para o resto do Inverno, dizendo-se «Nossa Senhora a rir, está o Inverno para vir. Nossa Senhora a chorar está o Inverno a passar».
Como hoje esteve um belo dia de sol, se o provérbio acertar, ainda teremos muitos dias de Inverno pela frente.
---
Informações retiradas da Wikipedia.

7 comentários:

mvs disse...

É verdade, ontem na igreja estava toda a gente com velas acessas e durante a primeira parte da liturgia a igreja estava meio na penumbra, o que faz um efeito giríssimo com as velas todas espalhadas pela assembleia.

Margarida Elias disse...

Deve ter sido bem bonito...
Bj!

mvs disse...

Sim, ainda por cima pq a nóssa paróquia é uma capelinha pequena, pois a igreja grande só agora está a ser construída. Já por si é um ambiente mto intimista, agora imagina cheio de velinhas e à média luz. :)

Emília Matos e Silva disse...

Não conhecia esta tradição e achei-a muitissimo interessante.
Essa do inverno não estar a passar deixou-me quase a chorar. Queria muito que ele acabasse depressa. Espero que eles estejam enganados.

Margarida Elias disse...

mãe: Concordo contigo... Acho que com isso não precisas de te preocupar, porque os provérbios sobre o tempo erram muito. O pior são as alterações climáticas...

ana disse...

Margarida,
Não conhecia o provérbio e espero que erre. Gosto da Primavera e de dias com sol!
O quadro já o vi ao vivo, é lindo!
Beijinho, Margarida.

Margarida Elias disse...

Ana: Quanto ao tempo, veremos...
Quanto ao quadro, gostava de o ver ao vivo, mas ainda não tive ocasião.
Bj!:)