segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Cadeira de São Pedro

O post de hoje é sobre a Cadeira de São Pedro que é celebrada amanhã (dia 22) na Igreja Católica. Vi que existia esta celebração no calendário, mas não sabia o significado, por isso decidi fazer alguma pesquisa na internet.

Segundo a wikipedia (de onde são também as imagens) a Cátedra de Pedro ou Cadeira de São Pedro (Cathedra Petri em latim) é uma relíquia conservada na Basílica de São Pedro em Roma, dentro de um compartimento de bronze projectado e construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1647 e 1653, que possui a forma de uma cadeira. Alguns historiadores afirmam que a cadeira foi utilizada pelo próprio São Pedro, outros afirmam que foi um presente de Carlos II de França ao Papa Adriano II em 875.
Dentro do relicário está a antiga cadeira de São Pedro:
Documentos dos primeiros tempos indicam que duas festas litúrgicas eram celebradas em Roma, em honra a antigas cadeiras associadas a São Pedro, uma delas era mantida na capela baptismal da Basílica, outra nas catacumbas de Priscila. As datas destas celebrações eram 18 de Janeiro e 22 de Fevereiro. As festas foram associadas ao conceito da «Cátedra de São Pedro», que significa o posto episcopal do Papa como Bispo de Roma. As duas festas foram incluídas no Calendário Tridentino, em 1604. No ano de 1960, o Papa João XXIII removeu do calendário romano o dia 18 de Janeiro,  mantendo o dia 22 de Fevereiro para a celebração da Cadeira de São Pedro. 

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que interessante. Nao conhecia esta celebracao. Obrigada por partilhares. :-)

Beijinhos! :-)

Margarida Elias disse...

Sandra: Obrigada! Bj!

ana disse...

Muito interessante. Conhecia a celebração mas não sabia o dia!
Obrigada por esta beleza barroca que visitei muitas vezes em Roma.
Bjs :)

Margarida Elias disse...

Ana: Eu tenho muito pena de nunca ter ido a Roma. Em Itália só vi Florença, que adorei! Bj!