quinta-feira, 3 de março de 2011

E papoilas


Alfredo Keil, Composição de papoilas e malmequeres (1878) - Pál Szinyei Merse, Meadow with Poppies (1896, Hungarian National Gallery) - Henri Gervex, Fillette dans un champ de coquelicots (1886) - Alfred Roll, La dame aux coquelicots (c. 1898 Musée d'Orsay, Paris).
---
Outra flor de que gosto muito é a papoila. Segundo o Diccionario da linguagem das Flores (1868),  a papoila branca significa sono do coração, pois: «Extrahe-se da semente da papoula branca um oleo insipido, que acalma os sentidos e provoca o somno». A papoila encarnada do campo é alívio e consolação: «Todas as papoulas são mais ou menos narcoticas, e são empregadas as suas sementes, sob a denominação de dormideiras, para fazer cozimentos, applicados especialmente contra as dores de dentes, conseguindo-se muitas vezes por este meio algum allivio». A papoila cor-de-rosa tem o significado de «feliz encontro» e a papoila raiada quer dizer «não duvides».
Já vi algumas este ano e acho-as muito bonitas, sobretudo as vermelhas, pelo contraste com o verde dos campos. Para mim, elas estão sobretudo ligadas ao ramo da espiga, onde têm o significado de amor e vida. Este ano, o dia da espiga será no dia 2 de Junho. Será que vão haver papoilas nessa altura?

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Uma das tradicoes que mais gosto:o Dia da Espiga :-)
Gosto muito de papoilas tambem e os quadros que escolheste sao lindos!
Este teu post e um anuncio de Primavera, quase uma prece...

Alberti's Window disse...

Gosto das papoilas também!

Além destes artistas, o Monet pintou quadros com as papoilas. Na verdade, neste momento tenho uma reprodução do quadro Poppies, Near Argenteuil como "wallpaper" no meu computador!

ana disse...

Margarida,
Adoro papoilas, este seu post é lindíssimo, ultrapassa toda a beleza imaginária. A maior tristeza é não conseguir colocar uma papoila numa jarra porque ela perece rapidamente.
É uma verdadeira flor do campo, bravia.
Parabéns e agradeço a beleza!
Bjs :)

Margarida Elias disse...

Sandra: Eu também aprecio a tradição do dia da Espiga e os seus ramos. Este ano só em Junho. Na Holanda há alguma tradição parecida?

M: Já conhecia o Monet e é muito belo. O monet é um dos meus pintores preferidos e os quadros dele com papoilas são lindos.

Ana: Concordo consigo: mal colocamos as papoilas nas jarras murcham de imediato. Querem estar na terra... E fazem um belo efeito no campo.
Para ter papoilas em casa, só nas pinturas ou fotografias!