domingo, 17 de abril de 2011

Domingo de Ramos

---
«O Apocalipse é o último livro do Novo Testamento, e significa a revelação do fim do mundo pecador, da luta entre o bem e o mal que terminará com a vitória de Cristo. (...) A linguagem é simbólica para os pagãos não entenderem. Mas o Apocalipse precisava ele próprio de ser revelado ao comum dos cristãos e por isso cerca de 786 o Pe Beato de Liébana das Astúrias escreveu um comentário de que existem 23 cópias. O Apocalipse do Lorvão, de autoria de Egeas, baseia-se no Comentário de Beato de Liébana, do séc. VIII. O Apocalipse do Lorvão pertenceu ao mosteiro de S. Mamede Lorvão, de onde foi trazido para a Torre do Tombo por Alexandre Herculano». (Direcção Geral de Arquivos)
---
Há muitos anos, fiz um trabalho sobre o Apocalipse de Lorvão e fiquei uma admiradora das suas iluminuras românicas, de uma grande simplicidade, quer pelas formas, quer pelo colorido. Também fiquei muito interessada no carácter simbólico do pensamento da Alta Idade Média.
O meu trabalho focou somente o livro dos sete selos, mas lembrei-me que uma das iluminuras mostrava a Entrada de Jesus em Jerusalém, a propósito de um dos momentos do Apocalipse relativo à Adoração do Cordeiro. A ligação simbólica dos dois momentos tem necessariamente a ver a com a Páscoa pois Cristo era o Cordeiro que se entregou ao sacrifício.

5 comentários:

AC disse...

Margarida,
Como apaixonado por história, as iluminuras do Lorvão, embora pouco saiba sobre elas, sempre despertaram a minha curiosidade. É como se fossem uma ponta do fio de verdades não reveladas e que têm ficado adormecidas no tempo. Seria possível postar mais sobre elas? Ou, caso lhe seja possível, poderia indicar fontes para consulta?
Obrigado.

beijo :)

ana disse...

São belas Margarida!
Bom Domingo de Ramos e também espero por mais análises destas imagens fabulosas. Estou com AC.
Beijinhos! :)

Margarida Elias disse...

Ana e AC:

Aqui fica o link para o Apocalipse de Lorvão:
http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=2&dsqSearch=%28%28%28text%29=%27apocalipse%27%29AND%28%28text%29=%27de%27%29AND%28%28text%29=%27lorvao%27%29%29

Este outro link também tem informação:
http://manuscritospublicos.blogspot.com/2010/10/apocalipse-do-lorvao.html

Irei procurar postar mais sobre estas iluminuras. São uma maravilha da arte portuguesa. Bj!

ana disse...

Obrigada Margarida. Vou consultar.
Bjs. :)

AC disse...

Margarida,
Obrigado pela dica, já andei a bisbilhotar os dois links.
Obrigado!

Beijo :)