domingo, 10 de abril de 2011

Károly Ferenczy

 Károly Ferenczy, Sermon on the Mountain (1896, Hungarian National Gallery, Budapest).
---
Károly Ferenczy (1862-1917) foi um pintor contemporâneo de Veloso Salgado e este Sermão na Montanha é da mesma época que o Jesus do pintor português. Apesar da proximidade do tema, as diferenças são evidentes. Em vez de uma paisagem seca e crepuscular, temos uma visão de um espaço verdejante, rodeado por árvores e montanhas. Jesus não está isolado, pois está rodeado de discípulos atentos. Ele é um homem, rodeado de outras figuras humanas, vestidas de acordo com o século XIX, o que transporta o momento bíblico para a contemporaneidade. Seria um quadro bastante naturalista, se não fosse o pormenor insólito de um homem com uma armadura, ao lado de Jesus. Gostava de saber qual o seu significado.
No site Fine Arts in Hungary conta-se a história deste quadro, mas não explicam o homem de armadura:
«The first summer in Nagybánya resulted a large size composition of a biblical nature. The gloomy and splendid landscape inspired the painter to pass on a serious message. (...) His family, friends and models accompanied him to the mountain he had selected and they posed for his picture».
Essa figura de armadura medieval seria apenas uma referência de que este acontecimento pertencia ao passado?

3 comentários:

ana disse...

Margarida,
Vi este quadro ao vivo e estive bastante tempo a observá-lo. Também achei enigmática a figura do cavaleiro. Não sou "expert" na matéria, apenas sou uma amante da arte.

A única coisa que lhe posso dizer é a minha perspectiva que é a seguinte: o gosto pelo medievalismo que prosperava na época romântica levou o pintor a colocar o cavaleiro junto de Jesus, figura central. A proximidade revela a iniciaçao ritual que depois viria a ser a procura do Santo Graal.
A montanha terá a simbologia da procura da verdade e da luz, uma escalada preparada. Será?
Não sei se faz sentido isto que disse mas é uma ideia.

Margarida Elias disse...

Ana: A ideia é interessante e não tinha pensado nela. É um boa hipótese.

Presépio no Canal disse...

Intrigante, de facto!