sexta-feira, 15 de abril de 2011

No Museu de Cerâmica em Caldas da Rainha

 Desde a Quinta do Visconde de Sacavém.


 Entre poemas.

 Até à cerâmica e a Rafael Bordalo Pinheiro.



Da Wikipedia:

José Joaquim Pinto da Silva (1863-1928), que também assinava José Joaquim Pinto da Silva Sacavém (para se distinguir do seu pai e do seu avô, e passando doravante a integrar o nome Sacavém como apelido de família), foi o 2.º Visconde de Sacavém.
(Aqui fica uma caricatura em cerâmica do Visconde, feita por Rafael Bordalo Pinheiro)

Era filho primogénito de José Joaquim Pinto da Silva e de Miquelina Francisca de Oliveira, tendo casado em 1 de Fevereiro de 1890 com Matilde Adelaide da Silva Amado (a qual foi retratada por Columbano).
Dedicou grande parte da sua vida ao trabalho de ceramista. Os seus trabalhos de cerâmica decorativa inscrevem-se, por exemplo, na linha de Bordalo Pinheiro, representando temáticas naturalistas. Também se distinguiu no esmaltar, vidrar e colorir da cerâmica, produzindo uma pasta de grande qualidade. Entregava-se a esta actividade, como mero amador, quer em pequenas instalações fabris situadas nas Caldas da Rainha, quer nas muflas que possuía no estúdio do seu palacete.
Possuiu uma quinta nas Caldas da Rainha (hoje chamada Quinta Visconde de Sacavém), cujo palacete romântico, rodeado de jardins, acolhe desde 1983, o Museu de Cerâmica em Caldas da Rainha.

6 comentários:

ana disse...

Ah, bateu-me as saudades! É que já vivi nas Caldas da Rainha, já bebi dessa cerâmica fantástica. O gato que escolheu, as andorinhas, os sapos...Rafael Bordalo Pinheiro.

José Pinto da Silva Sacavém conheço mal. Quer dizer que os pratos da louça de Sacavém que a minha avó tinha eram deste senhor?
Que maravilhas estou a descobrir?

Margarida, valeu!
Beijinhos e sorrisos mil!:)

Margarida Elias disse...

Olá Ana! Também conheço mal a louça do Visconde de Sacavém. Não lhe sei dizer... Mas fiquei curiosa e, quando souber mais, digo-lhe. Bj!

Presépio no Canal disse...

Que lindo edificio! Nunca fui la. Gosto muito de paineis de azulejos! Fica registado, Margarida! ;-)
Bjs e bom fim-de-semana!

Margarida Elias disse...

Sandra: Vai, vale a pena. Bjs!

Antiguinho.blogspot.com disse...

Não conhecia o pintor Columbano Bordalo Pinheiro, lindos trabalhos ele fez. Adorei o retrato de d. Miquelina Francisca de Oliveira, a Viscondessa de Sacavém.
Hoje eu fiz um ótimo passeio pelo seu lindo blog. Parabéns!
Abraços.

Margarida Elias disse...

Jorge Santori - Muito obrigada! Espero que volte!