quarta-feira, 20 de abril de 2011

«Ontbijtjes»

Pieter Claesz , Fish Still life (1636, Museum Boymans-van Beuningen, Roterdam).
---
As  ontbijt(je) eram refeições leves que podiam ser tomadas a qualquer hora do dia.  Representadas em naturezas mortas de um modo realista, elas possuíam muitas vezes significados religiosos.  Por exemplo, a obra Fish Still life de Pieter Claesz (c. 1597-1660) estava provavelmente conectada com o jejum durante a Quaresma: o peixe podia ser identificado com Cristo; o vinho e o pão poderiam ser referências à Eucaristia.
---
Bibliografia: Norbert Schneider, Still Life, Taschen, 1994.

3 comentários:

Presépio no Canal disse...

A serio? :-) nao sabia. Que giro!
So conhecia "Ontbijt" como pequeno-almoco.
Nao sabia que levando o "je" tinha esse significado.
O "je" acrescentado a palavra equivale ao nosso "inho" ou a nossa "inha".
E uma forma mais" queriducha" de falar.
Achei graca a este post. Os holandeses almocam copos de leite e sandes, com sorte uma sopa aguada com grandes fatias de pao a acompanhar ou uma salada. Nada de refeicoes quentes como nos. Quem nao quer "passar fome" nas cantinas das empresas, tem de levar comida de casa. Estou a falar dos latinos, claro ;-)

ana disse...

Margarida,
Que palavra tão difícl, como é que se pronunciará?
Gostei do que contou, gostei do quadro. Não tenho esse livro da Taschen, mas gosto muito da colecção dessa editora.
Vou procurar.
Bjs e bom jejum pascal. (Não sei se isto se deve dizer)
Boa Páscoa!
Bjs :)

Margarida Elias disse...

Sandra - Gostei da informação que acrescentaste. Não fazia ideia desse hábito mas já calculava que o costume de comer bem ao almoço não era geral em todos os países. Comem bem ao jantar, estou certa? Eu cá em casa é ao contrário: tento comer menos ao jantar, até porque estou a ficar gorducha...

Ana - O livro é muito interessante. Vale a pena ler e tem imagens lindíssimas. A minha edição é em inglês.

Bjs e boa Páscoa para as duas!!!