segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bank Holiday

William Strang, Bank Holiday (1912, Tate Gallery, Londres).
---
Sempre gostei de calendários e por isso tive muitas calendários de origem anglo-saxónica, que mencionam os Bank Holidays. Comecei a ficar intrigada sobre o tema e a certa altura descobri uma pintura com esse título, aqui reproduzida, pintada por William Strang, em 1912.
Segundo a Wikipedia o Bank Holiday é um feriado público, que se usufrui na Grã Bretanha e na Irlanda. Nesse dia a maioria das pessoas não trabalha ou recebe mais se trabalhar. Os primeiros Bank Holidays oficiais foram os quatro consagrados no Bank Holidays Act 1871. Curiosamente, a decisão deveu-se a Sir John Lubbock, um apaixonado por cricket, que achava que os funcionários dos bancos deviam participar ou assistir aos jogos dessa modalidade desportiva. Actualmente estes feriados são regulados pelo Banking and Financial Dealings Act 1971. Desde então os feriados são anunciados todos os anos numa proclamação real. Por exemplo, hoje, dia 2 de Maio, foi um Bank Holiday, por ser a primeira segunda-feira de Maio e o próximo será dia 30 de Maio, o Spring Bank Holiday. Um dado curioso é que estes feriados mudam de dia no caso de coincidirem com os fins-de-semana.
A pintura aqui reproduzida é de William Strang (1859-1921), um pintor escocês que desde 1910 se dedicou a fazer uma série de retratos de grupo, figurando os seus amigos, familares e modelos, a pousar em cenas modernas imaginárias. Nestas pinturas, de acordo com o site da Tate Gallery, Strang convida o espectador a especular sobre o que se está a passar. Neste caso é de presumir que o casal tenha aproveitado o feriado para ir a um restaurante. O marido está a escolher o que vão comer, enquanto o criado espera pela decisão. A senhora está pensativa, talvez a aguardar a sugestão do marido (ou namorado). Junto deles vemos um pequeno cão (provavelmente da senhora) também expectante, e ao lado do homem está um ramo de flores que ele terá oferecido à senhora, sublinhando o carácter romântico da cena.

6 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que interessante! Gostei de aprender. Desconhecia de todo.
Beijinhos e um optimo Maio para ti!

Margarida Elias disse...

Sandra: Obrigada e igualmente! Bj!

MR disse...

Também desconhecia este feriado. E gostei da pintura.

Margarida Elias disse...

MR: Obrigada!:)

ana disse...

Margarida,
Gostei muito desta história, que desconhecia, e desta tela. Obrigada!
Bjs. :)

Margarida Elias disse...

Ana: Obrigada eu pela visita! Ainda bem que gostou. Bj!