quinta-feira, 16 de junho de 2011

Forte de Sacavém



---
Ando interessada nos fortes do século XIX, como o de Sacavém (Lisboa) e o de São Vicente (Torres Vedras). Correspondem a uma arquitectura de dissimulação: espaços fortificados, no alto de montes, mas escondidos para quem os vê de baixo - mesmo quando está perto. 
No caso do Forte de Sacavém, inteligentemente aproveitado para arquivo, há ainda uma componente curiosa que é o facto de nunca ter chegado a servir para os fins militares a que se destinava inicialmente.

7 comentários:

APS disse...

Também gosto. Se alargar o seu interesse até aos séculos XIV/XV, não perca a tese de Pedro Aboim Inglez Cid, sobre a Torre Velha da Caparica. Falei dele, no "sítio do costume" em 27/11/2010. É uma excelente tese de mestrado (História de Arte), bem documentada, com informações curiosas sobre D.João II - aqui já não sou isento...:-)

APS disse...

Errata:
queria dizer - séculos XV e XVI.

Margarida Elias disse...

Tenho de ver. Obrigada pela dica.

ana disse...

Margarida,
Não conheço mas parece um local bem aprazível!
A alfazema em combinação com o amarelo das paredes faz um contraste belo. Sacavém que uma pessoa julga feia tem assim estas coisas bonitas.
Obrigada!
Bjs. :)

Margarida Elias disse...

Ana: É bonito e tem um bom arquivo sobre os monumentos nacionais. bj!

Anónimo disse...

Muito bom este seu blog...tem tudo o que gosto e prezo...fazemos assim...visito seus blogs e poupo viagens. Estou encantado. Um abraço!

Anónimo disse...

De facto, falava isso com uma amiga...é um verdadeiro acervo histórico, tal como Loures,nada belo mas riquíssimo em património. Passadas três décadas, continua uma enorme surpresa para mim. Delícia é perceber seu interesse e "saborear" seu blogue. Bem haja por isso e tudo o mais. Beijinhos