segunda-feira, 25 de julho de 2011

O Chalet da Condessa d'Edla

«O Chalet da Condessa d’Edla foi construído pelo Rei D. Fernando II e sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, entre 1864-1869, na zona ocidental do Parque da Pena, segundo o modelo dos Chalets Alpinos então em voga na Europa.
Localizado no extremo oposto do Parque, face ao Palácio da Pena, o Chalet mantinha com este uma importante relação visual, acentuada pela proximidade de um dramático conjunto de blocos de granito, as Pedras do Chalet, como mostram fotografias da época, hoje obliterada pelo crescimento vegetal.
Foi concebido como uma construção de recreio, de carácter privado, onde o casal se dedicou ao arranjo paisagístico da zona envolvente, criando um novo jardim (Jardim da Condessa)».



«O Chalet é um edifício com uma forte carga cénica (segundo o espírito Romântico da época), caracterizado pela marcação horizontal do reboco exterior, pintado a imitar um revestimento em pranchas de madeira, e pelo uso exaustivo da cortiça como elemento decorativo».
 
«A estrutura interior de pavimentos, tectos, escadas e paredes divisórias era em madeira e foi destruída pelo incêndio. A qualidade do projecto e construção é reduzida mas a dos acabamentos decorativos muito boa, sabendo-se que os estuques foram da autoria de Domingos Meira e a pintura mural é atribuída a Domingos Freire».

«Entre 1864-1869, D. Fernando II e a sua segunda mulher, Elise Hensler, Condessa d’Edla, desenvolveram, na designada Tapada da Vigia, uma forte intervenção paisagista de expansão do Parque da Pena, criando, numa área com cerca de 8 hectares dois novos espaços de elevado valor patrimonial e artístico: o Jardim da Condessa d’Edla, que envolve o Chalet, e a Quinta da Pena, entre o vale dos Lagos e o Chalet. Da Quinta da Pena já existiam, pelo menos, a Abegoria e o Aviário, mas datam da construção do Jardim as estufas e algumas casas de apoio a actividades agrícolas». 
---
Texto: excertos retirados da página dos Parques de Sintra

6 comentários:

ana disse...

Margarida,
Tão bonito este chalet. Não conhecia, embora tenha passeado muito na serra de Sintra. O romantismo criou uma arte decorativa encantadora, a ligação ao ambiente natural, a natureza trazida para casa, não é?
Grata.
Bjs. :)

Margarida Elias disse...

Ana: Gosto muito da maneira como o Romantismo se liga à Natureza. Neste caso achei fascinante o uso da cortiça como elemento decorativo - o que se vê neste chalet, mas também noutras casa do jardim e, mesmo ao lado, no Convento dos Capuchos. Estou cheia de curiosidade para ver o resultado do restauro no interior, porque ainda não foi terminado. Mesmo assim gostei muito. Bj!

APS disse...

Fez um poste muito interessante, Margarida!

Margarida Elias disse...

APS: Obrigada!

Presépio no Canal disse...

Nunca visitei o chalet, mas gostava muito. O pormenor da cortica e muito interessante!
O Convento dos Capuchos conheco e deixou-me surpreendida.
Bom post, Margarida!

Margarida Elias disse...

Sandra: Obrigada! Se vieres a portugal, recomendo-te o passeio. Bj!