sábado, 23 de julho de 2011

Lactários

Ontem descobri a existência de Lactários e acho que o tema se adequa muito bem àquele que foi sugerido no blogue (In)Cultura, sobre a fome.



Aqui fica um texto que encontrei num link do AML

«Os lactários eram instituições de protecção à primeira infância, onde era dispensado o leite adequado ao bebé. Nos lactários ensinavam a fazer o desmame, a suprir a falta do leite materno e faziam o acompanhamento médico da criança, com a ajuda de assistentes sociais e visitadoras que iam ao domicílio verificar a vida e o desenvolvimento de cada criança».
«A expressão lactário foi adoptada para traduzir o termo francês crêche. O seu principal fim era combater a mortalidade infantil provocada por enterites na primeira infância. O lactário deveria estar junto das maternidades, das creches, dos hospitais, dos dispensários infantis, dos centros de assistência social materno-infantis, de forma a assegurar uma alimentação adequada às mães que amamentavam e à primeira infância. Eram entendidos como escolas de mães ou cantinas maternas.
(...)
O primeiro lactário foi criado em 1901, no Largo do Museu da Artilharia, pela Associação Protectora da Primeira Infância criada pelo benfeitor Rodrigo António Aboim de Ascensão. Este lactário tinha uma vacaria em anexo. O coronel Rodrigo Aboim Ascensão foi ajudado pelos sócios e pela própria rainha D. Amélia.
De Norte a Sul do país foram fundados lactários por particulares, pelo Estado, pelas Juntas Gerais de Distrito, pelas Juntas de Província, pelas Câmaras Municipais, pelas Misericórdias, por industriais, etc., mas mesmo assim eram insuficientes. Vários médicos contribuíram activamente para a divulgação, fundação e orientação de lactários, entre eles podemos citar, Alfredo da Costa, Costa Sacadura, Jorge Cid, António de Azevedo, Lobo Alves, Salazar de Sousa, Sobral Cid, Novais e Sousa, Morais Sarmento, Ricardo Jorge, José Alberto de Faria, Almeida Garrett, D. Adelaide Cabette, ... .»

7 comentários:

ana disse...

Margarida que descoberta interessante!

Junto-a à do Raúl Lino.

Obrigada por mais este conhecimento.
Beijinhos e bom fim-de-semana!:)

Presépio no Canal disse...

Gosto da palavra "lactario" e associo-a sempre a SM a Rainha Dona Amelia, uma rainha pela qual nutro muita simpatia devido ao papel desempenhado no ambito da da assistencia social e da saude.

Bom fim-de-semana!
Bjs!

www.amsk.org.br disse...

oLÁ MARGARIDA,

este é um convite, de blogagem coletiva,junte-se a nós na campanha em prol de uma consciencia maior contra a fome. Fome essa que atinge a Somália, Quênia a Etiópia.

com carinho

Cozinha dos vurdons

Margarida Elias disse...

Ana: Obrigada! Para mim foi uma descoberta que me surpreendeu vou tentar saber mais sobre o assunto. Bj!

Sandra: Deve ter sido uma mulher muito interessante e que eu conheço mal. Quero aprender mais sobre ela. Bj!

Cozinha dos Vurdons: Aceito o convite. Bj!

MR disse...

O edifício do primeiro lactário ainda existe no Largo do Museu de Artilharia.

Margarida Elias disse...

MR: Já me disseram e até me contaram que até há pouco tempo ainda existiam lá as vacas... Fiquei com vontade de ir ver o edifício um dia destes.

MR disse...

Ontem fui tirar umas fotos. Talvez as coloque no Prosimetron.