domingo, 23 de outubro de 2011

A Creche do Povo

Não me quero alongar demasiado sobre este assunto, até porque não consigo. Com muita pena minha a minha filha teve de sair da Creche do Povo (Torres Vedras) e tem sido um desgosto para mim. Espero sinceramente que ele venha a ser tão feliz na outra creche para onde vai como foi aqui. Quero agradecer e recordar para sempre algumas das pessoas que lá conheci, nomeadamente a Cláudia, a Teresa e a Ângela, da sala da minha filha; mas também a Catarina, a Cila e a Isabel, da sala do meu filho (que já foi para a primária e por isso já saiu da Creche este ano); e ainda o sr.Alvaro, o sr. João, a Joana, entre muitos outros.
Deixo aqui apenas algumas imagens da Creche e a sua história. A primeira fotografia é da Creche antiga, fundada em Dezembro de 1974, para dar apoio às mães que estavam a trabalhar. O novo edifício foi construído em 1999 e foi aquele que os meus filhos conheceram. Aqui fica uma imagem do hall de entrada.
Foi uma segunda casa para os meus filhos durante cerca de 3 anos e fico com muitas saudades. Mas tem de ser...
Aqui fica o bolo feito pela mãe de um colega do meu filho na festa de finalistas, em Junho deste ano:
Muito obrigada Creche do Povo!

4 comentários:

ana disse...

Margarida,
É uma bonita homenagem.
A filha vai ser feliz porque em todas as creches vai encontrar outra Cláudia, outra Teresa e outra Ângela que vão dar o carinho que ela precisa. E estas três educadoras vão ser uma boa memória de infância.
A vida é feita de mudanças e a pequenina vai perceber isso o que ajuda a crescer.
Felicidades para os pequeninos e para os pais.
Para a filha:
http://youtu.be/mwO4HB8sHE0

Para o estudante:
http://youtu.be/xWfuPaavDHo

Beijinho, Margarida.:)

Presépio no Canal disse...

Querida Margarida,

Concordo com a Ana. A tua filhota ira guardar optimas recordacoes dos momentos passados na Creche e estas mudancas vao dar-lhe ferramentas para a vida como a capacidade de adaptacao a novas situacoes, a visao da mudanca como um desafio e a confianca nela propria para saber lidar com os momentos de transicao. As bases da infancia sao fundamentais para o resto da vida.
E uma oportunidade de ouro para a filhota, embora pequenita, poder "trabalhar" a serenidade perante este tipo de momentos que a vida nos vai trazendo de vez em quando, sabendo acompanha-los da alegria que advem da curiosidade pelo novo, e da forcas ja interiorizadas pela "bagagem" adquirida nas experiencias anteriores.
Tudo vai correr bem e esses anos na Creche vao ser o tesouro ao qual ela vai recorrer sempre que tiver duvidas e medos. E outros tesouros virao, tenho a certeza ;-)
A minha "Creche" foram os meus avos maternos.
Eles foram a minha ancora, com o seu carinho e alegria, em tempos muito, muito complicados da minha vida, e foram eles que me transmitiram o maior ensinamento de todos:serenidade e foco perante mudancas e dificuldades.
Permite-me a partilha destes dois momentos da minha vida:imediatamente a seguir a ter ficado orfa de pai, o FMI esteve ca por duas vezes. Tive poucas
bonecas e pouca roupa, mas nunca me faltou o mais importante:muito carinho e uma infancia feliz, apesar das dificuldades da epoca. Muitas anedotas que me fizeram rir, muitos passeios pelo parque, pelo eucaliptal, muitas idas aos figos e as amoras, muitas brincadeiras no sotao, muitos piqueniques.
Aos 10 anos, tive nova mudanca: a minha mae nao me quis colocar no Ciclo Preparatorio porque havia la muita droga. E eu fui para a Telescola, longe de casa e onde nao conhecia ninguem. Era uma escola mais pequena, sem esse tipo de problemas, com sossego nas aulas (o que permitia aprender mais), e onde os pais e os professores tinham uma relacao mais estreita. E tudo isto me foi explicado na altura.
O comentario ja vai longo, sorry. Mas e so para deixar uma mensagem de confianca, embora compreenda perfeitamente que te sintas triste neste momento.
A tua filha sabe que tu es uma excelente Mae, que estas ao lado dela e que pode contar contigo, com o Pai, o Mano e os Avos e com tudo o que viveu na Creche. Ou seja, ela tem o mais importante de tudo para ser feliz :-) ;-)
Beijinhos para ti e para ela!!!
PS: o edificio da Creche e lindo!!

Margarida Elias disse...

Muito obrigada às duas! Bjs!

Sara disse...

Quem faz um trabalho de tão grande qualidade pedagógica merece ser lembrado e homenageado. Que bom que estes 3 anos existiram.
Para o futuro, desejo que encontrem outros espaços de acolhimento, em que o bem-estar e a aprendizagem se harmonizem.
Um beijinho.