sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Décimo Júnio Bruto junto ao Rio Lima

Tapeçaria de Almada Negreiros, Décimo Júnio Bruto junto ao Rio Lima (c. 1955, Pousada do Monte de Santa Luzia - Viana do Castelo).
---
Em pesquisas sobre outros assuntos, deparei-me com o projecto do arquitecto Jorge Segurado para o mobiliário e decoração do Hotel de Santa Luzia, que previa para uma das salas a realização de uma tapeçaria concebida segundo um cartão do seu amigo Almada Negreiros. Sendo o Hotel situado em Viana do Castelo, o tema escolhido para a tapeçaria foi a travessia do Rio Lima por Décimo Júnio Bruto, que terá ocorrido cerca do ano de 137-135 a.C..
Por coincidência, era uma lenda que eu já conhecia, pois o meu professor de História da Arte da Antiguidade referiu-a várias vezes nas suas aulas.
Décimo Júnio Bruto foi eleito cônsul em 138 a.C. e dirigiu as campanhas para estabilizar e castigar as tribos rebeldes do território ao norte do Tejo logo após a morte de Viriato. Chegou até ao rio Lima, que se julgava ser o Rio Lethes, o lendário rio do esquecimento. 
Na mitologia grega, o Rio Lethes era um dos rios do Hades. Beber das suas águas provocava o esquecimento de toda a vida passada, o que permitiria que as almas pudessem voltar a reencarnar.
Perante a recusa dos seus soldados em cruzar o rio, pelo temor de perderem a memória, Décimo Júnio Bruto atravessou-o primeiro e foi chamando os soldados um por um, pelos seus nomes. Estes, vendo que ele não havia perdido a memória, venceram o medo e atravessaram o rio.
---
Bibl.: Acampamento Romano de Antanhol (Coimbra) (2011) e Ana Vasquez Hoys, El Limia, el Río del Olvido Gallego (2009).

9 comentários:

www.amsk.org.br disse...

Obrigada pela informação estupenda.

bjs nossos, a tapeçaria é linda, o que mais me fascina são as variáveis de cores terra cota e siena da época, muito bonito.

Margarida Elias disse...

Concordo. A tapeçaria é muito bela. Bjs!

APS disse...

Também já abordei o tema, no sítio do costume, de forma muito superficial. Até porque acho a tapeçaria lindíssima.

Margarida Elias disse...

APS: É de facto lindíssima. Gostava de um dia ir vê-la "ao vivo".

ana disse...

A tapeçaria é belíssima e a lenda é também muito bonita.
Bjs. :)

Margarida Elias disse...

Ana: Obrigada! Bjs!

Sara disse...

Tenho uma grande costela limiana e esta lenda também já andou lá pelo blogue. Nas margens do Lima permanecem réplicas destes personagens, em cada uma das suas margens, a evocar este episódio. É muito interessante.
Beijinhos e bom fim de semana.

Margarida Elias disse...

É interessante. Onde? bjs!

Sara disse...

Margarida,
as réplicas do exército aparecem na margem do areal e a réplica de Décimo Júnio Bruto aparece na margem oposta, na ecovia. Não são de grande qualidade, mas foi através delas que soube da lenda.
Bom domingo!