segunda-feira, 21 de maio de 2012

Diversidade Cultural


Lilla Cabot Perry, Japanese children (c. 1898-1901).
---
(...) Mas se a ordem é necessária às coisas, é também necessária a variedade: sem ela a alma esmorece, porque as coisas semelhantes lhe parecem as mesmas e, se uma parte de um quadro se assemelhasse a outra que tivéssemos visto, esse objecto seria novo sem o parecer e não proporcionaria qualquer prazer. E, como a beleza das obras de arte, tal como a da natureza, consiste no prazer que nos proporciona, é necessário torná-la o mais possível apta a variar esses prazeres; é necessário fazer a alma ver coisas que nunca viu (...)».
---
Baron de Montesquieu.

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Interessante. Sem variedade, acho que morria (o meu ascendente e Gemeos). Lidar com a diversidade cultural diariamente e uma experiencia enriquecedora e inolvidavel. E como ir ao ginasio, so que desta vez, mental e emocional. Eu vivo numa cidade multicultural e todos os dias lido com pessoas de diversas nacionalidades, com costumes muito diversos entre si.A minha cabeca, as vezes, parece um piao. Sai de um registo para outro num curto espaco de tempo com uma grande frequencia.
Uma curiosidade: desde que vivo ca, passei a andar com umas sapatilhas na carteira, pois ja sei, que no caso de entrar em casa de um Europeu de Leste, e certo e garantido ter de descalcar as botas ou os sapatos e deixa-los a entrada da casa.
Tambem ja nao me choca um holandes apresentar-me uma sandes de faca e garfo para almocar, bem como o facto de ninguem oferecer (leia-se um holandes pagar) um cafezinho ou um almocinho/lanchinho a ninguem, ou que o dentista me pergunte se quero anestesia (!!!)ou que o Paracetamol seja o medicamento para todos os males. Embora continue a ficar enojada com a forma como lavam os copos nos bares/restaurantes e desgostosa com os tectos das casas (nao me refiro obviamente as do seculo XVII) ou com as sanitas um bocadinho particulares(e mais nao digo).
E o bom que e encontrar americanos ou latinos para me lembrar como e bom ser abracada pelos amigos...
:-)
Esta diversidade torna-se muito apaixonante (pelo menos, para mim).
Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Concordo contigo. Por acaso o meu ascendente é Sagitário... E eu também acho que as diferenças culturais tornam o mundo mais rico. Bjs!

www.amsk.org.br disse...

Margarida, fiquei feliz de ver esse post, eis uma declaração que temos tido a felicidade de reproduzir a quatro cantos e ver a discursão chegar as escolas com eficiencia e admiração. Num país como o Brasil, se não levarmos isso a sério, destruimos nossa cultura por inteiro.
E viva o respeito a diversidade, todos ganham e a arte ganha asas sagradas.

bjs muitos de todas nós e meus

Margarida Elias disse...

É verdade - a diversidade é de preservar. Assustam-me cenários onde somos todos iguais - pois a igualdade de direitos tem de respeitar a diferença de culturas. Bjs!