quinta-feira, 7 de junho de 2012

A Custódia de Belém




Gil Vicente, Custódia de Belém (1506, MNAA).
---
Em ligação com o Prosimetron, no Dia de Corpo de Deus, deixo registada uma das mais belas obras de arte portuguesas, juntamente com um excerto de um texto de Brito Rebelo, de 1880, disponível na Hemeroteca Digital:

«Vasco da Gama na sua segunda viagem á India, impoz respeito ao regulo de Quiloa em Africa e d’elles recebeu como primeiras pareas mil e quinhentas maticaes de ouro, que continuariam a ser pagos anualmente. Recebido esse tributo pelo rei D. Manuel, resolveu este offertal-o ao rei dos reis, segundo a expressão consagrada. 
Para esse fim incumbiu a Gil Vicente, ourives de sua irmã, a notável rainha D. Leonor, viúva de D. João II, a feitura de uma custodia. Gosava o artista de merecida reputação na sua arte (…). 
Outro homem notável na arte que era ao mesmo tempo um tanto poeta, escriptor correcto, musico e desenhador, foi o autor do plano. Era este, Garcia de Resende. (…) 
A custodia dos Jeronymos em Belem (…) é uma peça de ouro que pesa aproximadamente trinta e dois marcos (…). 
Distinguem-se n’ella três partes: o pé, o corpo e a cúpula. O pé (…) compõe-se de uma base de uma figura proximamente hexagonal (…). 
Sobre o pé ergue-se o corpo da custodia (…). De cada lado levantam-se duas altas peças, sobremontados por baldaquins graciosos, nos quaes nichos se deparam varias estatuetas de anjos tocando instrumentos. 
Entre estas peças, logo na base, e onde o corpo da custodia assenta sobre o pé, veem-se ajoelhados (…) os apóstolos (…). Por sobre eles (…) vê-se a luneta, à qual serve de corôa uma espécie de docel, ornado superiormente de serafins, e que está colocado por baixo da cúpula. 
Esta (…) é encimada por uma elegante cruz. Dentro d’ella e na parte mais elevada descobre-se um busto coroado (…) representando o Padre Eterno, e em outro compartimento inferior a este, suspensa do alto, (…) uma pomba (…), symbolo do Espirito Santo. 
(…) 
Tudo é admirável n’este artefacto, mas nada se compara ao grupo dos apóstolos que é surpreendente (…). 
(…) 
A inscripção ao pé da custodia diz-nos a data da sua construção: O muito alto principe e poderoso Senhor Rei Dom Manuel I a mandou fazer do ouro I das páreas de Quiloa. Aquabou e CCCCCVI (…). 
É sabido que a custodia figurou na Exposição universal de Pariz de 1867, na secção retrospectiva da arte. Alli causou a mais extraordinária surpresa (…).
---
Brito Rebelo, «A Custódia do Convento dos Jerónimos» in Ocidente, Ano III, nº 64, 65 e ss. Lisboa: 1880.

6 comentários:

Imaginário disse...

Uma peça de fábula, Margarida. Marcas bem o dia!
Abraço.
Gilson.

ana disse...

Margarida,
É uam peça extraordinária. Gostei muito do texto.
Beijinho e bom feriado!:)

Margarida Elias disse...

Gilson e Ana: Obrigada!:)

Presépio no Canal disse...

Gosto muito desta Custodia em particular e do MNAA em geral,onde, por acaso, gosto de me demorar...
E o meu museu favorito, a par com o Museu do Azulejo, a Fundacao Medeiros e Almeida e o Museu Gulbenkian.
Nao sei se ja te disse que prefiro os nossos museus aos de ca, sendo que, por estas bandas, as minhas preferencias vao para o Van Gogh e o Museu Judaico em A'dam, e a Mauritshuis em Haia. :-)
Bjs!

Margarida Elias disse...

Eu gosto dos nossos museus, mas adoraria visitar os da Holanda - sobretudo ver Rembrandt e Vermeer, além de Van Gogh. Teria muito por onde escolher, segundo creio. Bjs!

Presépio no Canal disse...

Vermeer e o meu favorito. :-) Encontras em Maurithuis (que neste momento esta fechado para obras) e no Rijks (que tem tido so algumas salas abertas, tambem devido a obras).
Viras na epoca certa, tenho a certeza, com estes museus abertos em todo o seu esplendor ;-) Bjs!!
Ah,nao esquecer o Historisch Museum, sobretudo se gostas de ver restauradores a trabalhar...;-)