domingo, 24 de junho de 2012

Nascimento de São João Baptista




Rogier Van der Weyden, The Birth of Saint John the Baptist (1455, Staatliche Mussen, Berlim).

---

Nesta pintura, de Van der Weyden (ca. 1400-1464), há várias planos de interpretação, que se lêem em profundidade. Numa porta ao fundo, à esquerda, vemos uma fila de mulheres que vem do exterior e se dirige para o quarto. Nesse quarto, plano intermédio, vemos Santa Isabel numa cama, depois de ter dado à luz, a ser auxiliada por uma outra mulher. Em frente, em primeiro plano, junto de um arco gótico, está a Virgem Maria, já grávida de Jesus, que tem São João, recém-nascido, ao seu colo. Do lado direito, sentado, está São Zacarias, pai de São João.

O relato bíblico sobre o nascimento do Profeta pode ler-se no Evangelho de São Lucas. Os pais de São João, eram São Zacarias - um sacerdote judeu - e Santa Isabel. Não tinham filhos e já haviam passado da idade de tê-los. Durante uma jornada de trabalho servindo no Templo de Jerusalém, ele foi escolhido por sorteio para oferecer incenso no Altar Dourado no Santo dos Santos. OArcanjo Gabriel apareceu-lhe e anunciou que ele e sua esposa iriam dar à luz uma criança e que deveriam chamá-lo de João. Porém, por não ter acreditado na mensagem de Gabriel, São Zacarias ficou mudo até o nascimento de seu filho. Os seus parentes quiseram então dar-lhe o nome do pai, mas este, sem poder falar, escreveu: «Seu nome é João» e sua voz voltou.

O nascimento de São João Batista, festejado no dia de 24 de junho, ocorre três meses depois da celebração da Anunciação, em 25 de março, e seis meses antes do Natal, que celebra o nascimento de Jesus. A explicação mais provável do motivo pelo qual a festa se realiza em 24 de junho (e não a 25) está no modo de contagem romano, que procedia de trás para frente, a partir das "calendas" (primeiro dia) do mês seguinte. O Natal era "o oitavo dia das calendas de janeiro" (Octavo Kalendas Januarii). Consequentemente, o nascimento de São João foi colocado no "oitavo dia antes das calendas de Julho". Porém, como junho tinha apenas 30 dias, a festa ficou no dia 24 de junho.

O Dia de São João é um dos mais antigos festivais do cristianismo, já aparecendo no concílio de Agde, em 506 d.C.. O significado da festa caindo por volta do solstício de Verão é considerado como significativo, relembrando as palavras do próprio João Batista sobre Jesus: «É necessário que ele cresça, e que eu diminua».

---

In Wikipedia e ver também o Google Art Project.

2 comentários:

ana disse...

Margarida,
Parabéns pela escolha!

Gosto muito deste painel. É um dos mais bonitos sobre esta passagem biblica.
Bom dia de S. João!
Bjs. :))

Margarida Elias disse...

Eu gosto muito de pintura flamenga e especialmente de Van der Weyden e Van Eyck. Obrigada e beijinhos! Bom dia de São João!!