terça-feira, 18 de setembro de 2012

D. Leonor de Portugal

Hans Burgkmair (atribuído), Eleonore von Portugal (depois de 1468, Kunsthistorisches Museum Wien, Gemäldegalerie).
---
D. Leonor de Portugal, nasceu em Torres Vedras em 18 de Setembro de 1434. Era filha de D. Duarte e de D. Leonor de Aragão. Tendo dezasseis anos, casou-se com o Imperador Frederico III da Áustria, em 1451. O casamento foi consagrado na Sé de Siena pelo bispo Eneias Silvio Piccolomini, o futuro Papa Pio II. D. Leonor parece ter causado boa impressão desde o começo, pois dela escreveu o Bispo de Siena:
«(...) uma donzela de estatura mediana, de dezasseis anos de idade, testa grande, olhos muito negros e luminosos, boca pequena, faces harmoniosamente rosadas, pescoço branco, uma figura em tudo formosa e sem qualquer defeito (...) verdadeiramente distinta na beleza do corpo, possuía as mais notáveis qualidades de espírito; donzela de família real, falava sem intérprete, emitia opiniões ponderadas, respondia com prudência, tudo dispunha de forma adequada, em qualquer domínio mostrava posturas reais (...)».

Pinturicchio, The Encounter between Frederick III and Eleonora of Portugal (Pierpont Morgan Library, Nova Iorque)
---
Em 1452, o casal foi coroado em Roma, pelo Papa Nicolau V, o que fez de D. Leonor a última Imperatriz do Sacro-Império Romano-Germânico a ser coroada em Roma pelo Sumo Pontífice. Do enlace entre as Dinastias de Aviz e de Habsburgo descende toda a linhagem da Casa da Áustria e, entre os seus bisnetos, contam-se o Imperador Carlos V.
---
Texto resumido da Wikipedia.

4 comentários:

APS disse...

Estes retratos por palavras, e coevos, são sempre do meu gosto...
E, este, desconhecia-o de todo.

Margarida Elias disse...

Descobri esta personagem por acaso e fiquei com vontade de a conhecer melhor. Talvez um dia tenha oportunidade.

ana disse...

Margarida,
Não conhecia este retrato e adorei.
É lindo a valer.
Obrigada.
Beijinhos. :)

Margarida Elias disse...

É muito bonito, de facto. Bjs!