quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Azulejos Arte Nova em Sacavém





«A Arte, porém, é uma só, e a arte decorativa (...) é a expressão mais universal e mais perfeita da aplicação do belo ao útil».
--- 
Manuel de Macedo (1895).

-
O Museu de Cerâmica de Sacavém inaugurou no dia 18 de Maio uma exposição itinerante anteriormente apresentada em Aveiro e na Figueira da Foz – A Arte Nova nos Azulejos em Portugal. Este evento retoma, de uma forma mais selectiva e centrada no estilo Art Nouveau, parte do acervo anteriormente apresentado no Museu durante a exposição Azulejos de Sacavém: Colecção de Feliciano David e Graciete Rodrigues, realizada em 2001. Encontra-se representada quer a produção azulejar nacional, através das fábricas Bordalo Pinheiro, Carvalhinho, Constância, Desterro, Devesas, Fonte Nova, Lusitânia e Sacavém, quer a produção de diversos países europeus – Alemanha, Bélgica, Espanha, França e Inglaterra.
---
Link: «Nova Exposição no Museu de Cerâmica de Sacavém», in Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém, 15/5/2012.
Citação de Manuel de Macedo in Maria do Carmo Sousa Lino, As Artes Decorativas na Obra de Raul Lino, Lisboa, Universidade Lusíada, 1999 (Tese de Mestrado).

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que lindos azulejos! Obrigada por partilhares!
Gosto muito de azulejaria.
Gostava de ver essa exposição.
Já agora, aproveito para te deixar este link:
http://memoriasdesacavem.blogspot.nl/

Bjs!

www.amsk.org.br disse...

Amo azulejos, simplesmente amo.

bjs

Margarida Elias disse...

Sandra: Irei ver. Bjs!

Cozinha dos Vurdóns: Ainda bem!:) Obrigada e bjs!

ana disse...

Adoro azulejos e gosto muito de arte Nova.
Beijinho. :)