quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A Senhora do Ó

Mestre Pêro, Virgem do Ó (1340-1360, Museu de Lamego).
---
No dia 18 de Dezembro festeja-se a Nossa Senhora do Ó, que corresponde à imagem da Virgem grávida. O tema teve grande devoção em Portugal e em Espanha, sobretudo no século XIV, mas o culto já iniciara no século VII, durante o X Concílio de Toledo, quando foi decretada a celebração da expectação da Virgem, a decorrer nos oito dias que precediam o nascimento de Jesus. Durante as festividades eram entoadas antífonas em louvor da Virgem, que começavam com o exclamativo «Ó», nome pelo qual passaram a designar-se as celebrações e, por extensão, as imagens evocadas durante as mesmas. A imagem do Museu de Lamego é atribuída a Mestre Pero, um escultor da Corte, de provável origem catalã, autor das Virgens do Ó da Sé de Coimbra e do Museu Nacional de Arte Antiga e, eventualmente, do túmulo de Isabel de Aragão, a Rainha Santa, em Coimbra.
---

3 comentários:

ana disse...

Adoro esta nossa senhora. Não sabia desta data comemorativa.
Grata!
Beijinho. :)

Margarida Elias disse...

Eu também só descobri a data agora, mas o tema que sempre me atraíu, na escultura tardo-medieval. Aliás, a escultura dos séculos XIV e XV, de Coimbra, é uma perfeita maravilha. Bjs!

LuisY disse...

Tenho uma paixão pelas Senhoras do Ó, desde que uma vez fui ao Machado de Castro, teria talvez uns onze anos. Não que eu fosse um miúdo precoce, ou muito culto, mas porque me impressionou ver a nossa Senhora grávida, pois estava habituado às imagens da Virgem Maria, cheias da pieguise devota dos livros da catequece. Desde essa época, gosto cada vez das mais destas senhoras, que apresentam um traço que se tornou desde então comum na arte sacra portuguesa, um certo ar familiar e intimista.

Um abraço