quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nossa Senhora no Trono com o Menino, pintada por Memling

Virgin and Child Enthroned with two Musical Angels (1465-67, Nelson-Atkins Museum of Art, Kansas
City).
-
Madonna and Child with Angels (depois de 1479, National Gallery of Art, Washington).
-
Madonna and the Child Enthroned with two Angels (1490-91, Galleria degli Uffizi).
---
Gosto muito de pintura flamenga, que sempre me fascinou, pelo naturalismo da representação, pela riqueza dos detalhes, pela pelo esplendor do colorido, pela forma como consegue trazer para as representações de figuras sagradas, imagens e objectos do quotidiano, sacralizando o próprio quotidiano. Gosto muito de imagens da Virgem com o Menino e, entre elas, da iconografia da Virgem no Trono, que tem origem e tradição na arte bizantina, nomeadamente na tipologia da Virgem Kyriotissa. Contudo, enquanto os ícones bizantinos figuram a Virgem hierárquica, sobre um fundo dourado, que a remete para um espaço não humano; a pintura flamenga figura uma Virgem doce, segurando o Menino, que em vez de abençoar os crentes, age, pelo menos aparentemente, como uma criança. Os anjos que a rodeiam não são seres estáticos e celestiais, inalcansáveis, são seres alados, mas amáveis, que até podem estar próximos dos doadores, como no caso de uma Virgem Entronizada de Londres. Fascina-me este mundo de pequenos gestos, de proximidades, que traz para junto do crente os seres celestiais; que não se separa do nosso mundo. As paisagens atrás da Virgem e do Menino são verosímeis; o chão que se perspectiva abrindo na direcção do espectador, torna-nos participantes do momento sagrado. No site da National Gallery de Washington, refere-se ainda outro factor característico da pintura flamenga, que pode ser observado nestas pinturas: a maneira como os gestos, a arquitectura e os objectos que rodeiam as figuras sagradas, são carregados de simbolismo. Em dois destes quadros, Jesus estende as mãos para uma maçã, símbolo do pecado original. A sua atitude de aceitação indica não só que ele vem trazer uma redenção do pecado, mas também que se irá sacrificar para salvar a humanidade. Na pintura de Washington, nas colunas, está figurado o Rei David, antecessor de Cristo, e o Profeta Isaías, que anunciou o Nascimento da Virgem.
---
Sobre este assunto, sugere-se ainda a leitura do texto de José António Ferreira de Almeida, A Virgem com o Menino na Arte Medieval, Porto, Edições Marânus, 1954 (Link).

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Muito elucidativo, interessante e apaixonante este teu texto. Gostei muito.

Margarida Elias disse...

Obrigada! Bjs! :)