quarta-feira, 27 de março de 2013

A Eucaristia e a Paz

Alexander Coosemans, Allégorie de l’Eucharistie (Musée de Tessé, Le Mans - Link).
---
Alart, or Alexander Coosemans (1627–1689) foi um pintor flamengo, autor de naturezas-mortas, sobretudo de frutos. Esta pintura, que aqui reproduzo, tem paralelo com outras do mesmo tema e da mesma época, como a de Jan Davidsz de Heem (1648). 
Olhando esta obra, que nos remete para a Eucaristia e celebra a Última Ceia, não posso deixar de ter dois pensamentos distintos. O primeiro tem a ver com a ideia de Paz que é transmitida pelo ritual eucarístico: «Cordeiro de Deus que tirais o pecado do Mundo dai-nos a Paz». É o sacríficio pascal: o pão e o vinho, que aqui surgem duplamente representados, quer pela hóstia e pelo cálice, quer pelo trigo e pelas uvas. 
O segundo pensamento tem a ver com a sensação de abundância transmitida nesta pintura: de ambos os lados do cálice vêem-se cornucópias, que transmitem um significado de prosperidade, de onde partem frutos - os quais também se encontram junto da base do cálice. Essa abundância terá uma mensagem de partilha, que é um princípio cristão. 
Cada fruto possui um significado simbólico, que se esconde atrás da riqueza naturalista da sua representação. Para além das espigas, já mencionadas, também as outras flores e frutos tinham um valor alegórico: a videira era a alegria e símbolo de Cristo, da Eucaristia e da Ressurreição; a rosa simbolizava a graça e a Virgem; as uvas a Eucaristia - as brancas a água, as pretas o vinho; os limões indicavam vontade e fidelidade; as romãs o Império, a realeza, mas também a concórdia, a Ressurreição e a esperança; os pêssegos, por fim, terão o mesmo significado das maçãs: associavam-se à Virgem e à Redenção. Num poema de Sóror Maria do Céu pode ler-se:

«A Senhor louvemos
Pelas frutas belas
Que criou regalo
Sendo providência»


---
Bibliografia: Vítor Serrão (Coord.), Josefa de Óbidos e o Tempo Barroco, 1993; Norbert Schneider, Still Life, Taschen, 1994; Carla Alferes Pinto, Josefa de Óbidos, Quidnovi, 2010.

4 comentários:

Lúcia Bezerra de Paiva disse...

Tão bonitas, pintura e música!
Excelente texto de apresentação.Eu não conhecia.
Tenha uma Santa Páscoa, Margarida.
Meu abraço.
Lúcia

Margarida Elias disse...

Muito obrigada e uma Santa Páscoa para si e para os seus.
Um abraço,
Margarida.

ana disse...

Margarida,
Não conhecia esta alegoria e gostei imenso.
Tudo perfeito.
Beijinho.

Margarida Elias disse...

Obrigada!! Bjns!