sábado, 2 de março de 2013

Viático para a eternidade

Hans Memling, Tommaso di Folco Portinari e Maria Portinari (Maria Maddalena Baroncelli) (c. 1470, The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque).
---
«Aquele que foi já não pode mais não ter sido: doravante, esse fato misterioso, profundamente obscuro de ter sido é o seu viático para a eternidade»
---
Vladimir Jankelevich,
Citado por Paul Ricoeur, A memória, a História, o Esquecimento, São Paulo, Editorial Unicamp, 2007.

5 comentários:

ana disse...

Gosto muito de Memling. Estes retratos são lindos.

Margarida, sempre gostei da passagem que tem do Teixeira de Pascoaes. Consegui o livro que descreve o seu bonito mote, se assim se pode chamar.

Beijinho.:)

APS disse...

Não sei se foi intenção sua, Margarida, mas o seu poste parece-me um bonito adeus a Bento XVI.
Em tempo, o comentário anónimo anterior parece-me que é lixo (spam)e, sob conselho mais avisado, talvez valha a pena apagá-lo. Têm-me enxameado o Blogue, com parvoíces como esta. São autênticas sanguessugas que se colam, para tirar algum proveito ($$) de quem vá aos links...

Margarida Elias disse...

Ana: Quanto ao Memling, também adoro a pintura flamenga desta época. Quanto ao livro - Bailado - é uma maravilha de imagens. Eu acho esta frase de Pascoaes muito especial porque concordo inteiramente com ela. Bjns!

APS: Não se preocupe. Já a apaguei a mensagem e nunca sigo estes links. Quanto à sua opinião, é simples coincidência. Gosto de retrato da maneira como ajuda a perpetuar a vida de uma pessoa - quer o retrato pintado, quer esculpido, quer escrito. Por outro lado, sempre me interessei pela maneira como o passado se pode tornar presente - ou mesmo futuro.

Presépio no Canal disse...

Por acaso, quando li o post, ocorreu-me a mesma ideia que a APS. :-)
A tua frase no comentário-resposta
" Por outro lado sempre me interessei pela maneira como o passado se pode tornar presente - ou mesmo futuro." deixou-me pensativa. Dou comigo a pensar isso muitas vezes também.
Bjs!

Margarida Elias disse...

É um assunto que me fascina. Bjns!