quarta-feira, 31 de julho de 2013

A Praia (na pintura portuguesa)

João Cristino da Silva, Cabo Carvoeiro, Nau dos Corvos, Berlengas (1855-1869, MNAC - Link)
-
Alfredo Keil, Praia Grande (1880 - MNAC - Link)
-
Alfredo Keil, Ribas na Costa, Praia das Maçãs (MNAC - Link)

João Marques de Oliveira, Recordações de viagem, Figura na Praia (1877-1878, CMAG - Link)
-
João Marques de Oliveira, Praia de Banhos, Póvoa de Varzim (1884, MNAC - Link)
-
João Marques de Oliveira, Marinha, Póvoa de Varzim, Impressão (MJM - Link)
-
João Marques de Oliveira, Praia da Póvoa de Varzim (MGV - Link)
-
António Carvalho da Silva Porto, Praia da Póvoa de Varzim (1881-1888, CMAG - Link)
-
António Ramalho, Praia em Leça (1892, CMAG - Link)
-
João Vaz, Praia da Póvoa de Varzim (MGV, Link)
-
D. Carlos de Bragança, Baía de Cascais (1885, MNAC - Link)
-
José Malhoa, Praia das Maçãs (1918, MNAC - Link)
-
Alfredo Roque Gameiro, Praia da Adraga (1923, MNAC - Link)
-
Adriano Sousa Lopes, Manhã na Praia da Caparica (MNAC - Link)
-
Adriano Sousa Lopes, Areal (MNAC - Link)
-
António Carneiro, Contemplação (1911, MNAC - Link)
-
Milly Possoz, Praia de Pescadores, Cascais (1919, MNAC - Link)

8 comentários:

APS disse...

Uma selecção lindíssima! E até porque a Póvoa de Varzim está sempre no meu coração.
Mas permita-me a correcção de um erro recorrente, até mesmo na dicção e leitura dos telejornais: é Póvoa de Varzim e não Póvoa "do" Varzim, como aparece nas legendas das telas.

Presépio no Canal disse...

Gosto muito da praia da Adraga. Linda!
Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Corrigido! Nunca fui a Póvoa de Varzim e agora fiquei curiosa de lá ir.

Presépio no Canal disse...

Ontem, deixei um comentário, mas creio que não terás recebido. Dizia que gosto muito da Praia da Adraga. É linda!
Também nunca fui à Póvoa de Varzim e tenho curiosidade em lá ir.
Já estou a conseguir comentar... Que bom! :-)
Bjns!

LuisY disse...

Margarida

Adoro "Marinhas". Tenho um verdadeiro desgosto de não ter uma marinha razoável em casa, até podia ser uma aguarelazinha, que já ficava contente.

Gostei muito da selecção que fez, que prova que pintura naturalista portuguesa até é agradável. Claro, não é a pintura revolucionária que se fazia em Paris na mesma época, Mas não há dúvida que estas marinhas possibilitam-nos o prazer do olhar, que é uma das funções da arte.

Só tive pena que não tivesse incluído as Azenhas do Mar do Malhoa.

O seu post fez-me recordar uma conferência que assisti do Prof. França, a propósito da exposição Soleil et Ombres, em Paris. Os franceses queriam colocar na capa do catálogo uma marinha, mas como não há assim tantas na arte portuguesa optaram pelo sobreiro do D. Carlos.

Um abraço e parabéns pelo post

Margarida Elias disse...

Sandra: Não conheço nenhuma dessas praias. Devem ser bonitas! Ainda bem que já consegues comentar. Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Luís - Tenho de procurar essa marinha de Malhoa para colocá-la aqui. Quanto à conferência de JAF não assisti, mas julgo que há algumas boas marinhas (mesmo não sendo muito revolucionárias) que bem podiam ter ido para a capa do catálogo. Por fim, acho que o Marques de Oliveira e o João Vaz deveriam ser mais valorizados do que são.

Margarida Elias disse...

Luís - E acrescento o Adriano Sousa Lopes que tem pinturas lindíssimas.