quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Jardim Zoológico de Lisboa

Fui ao Jardim Zoológico de Lisboa, o que me trouxe várias alegrias, descobertas, recordações e reflexões. De acordo com a informação na Wikipédia, o Zoo foi inaugurado em 1884, sendo as suas primitivas instalações no Parque de São Sebastião da Pedreira, vindo a serem transferidas em 1894 para os terrenos de Palhavã, onde hoje se situa a Fundação Calouste Gulbenkian. Mais tarde, em 1905, o Jardim Zoológico foi transferido para a sua actual localização, na Quinta das Laranjeiras, em Sete Rios.
O que já sabia é que em 1912 o Jardim Zoológico pediu a colaboração do arquitecto Raul Lino para projectar instalações para os animais. Mas só ontem reparei no busto de Emygdio da Silva, que foi presidente da administração. Tendo ele sido amigo de Columbano, aliás como o Raul Lino, fiquei admirada, por nunca ter notado no busto.

Um koala

Uma suricata

 Uma girafa

Um elefante

 
Flamingos

 
Um orangotango

Pela primeira vez, vi o espectáculo dos golfinhos (iniciado em 1995), de que gostei imenso. Nessa altura pensei, que o Zoo modernizou-se, porque tinha de ser - dificilmente poderia manter-se com as características do zoo antigo, que eu ainda conheci. O novo tem muitas atracções interessantes, de que destaco o okapi, um bicho que parece um cruzamento entre uma zebra, uma girafa e um veado.

Gostei de ver que tudo estava bem cuidado e o jardim estava cheio, mesmo num dia de semana - o que é muito bom porque é preciso bastante dinheiro para um espaço como este. Mas tive saudades do elefante a tocar o sino e de histórias de macacos a roubar chapéus às pessoas...

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Deliciosos estes filmes com o Vasco Santana e o António Silva. Gostava de tê-los em DVD. :-)
Foste ao Jardim Zoológico...Ai, que inveja (da branca)! ;-) Quando vou aí, nunca tenho tempo para ver muita coisa (entre visitas e assuntos a tratar...).
Obrigada por postares as fotografias. Sempre me vou mantendo mais actualizada. Bjns!

Margarida Elias disse...

Obrigada Sandra! O Jardim vale bem a pena se tiveres tempo. Bjns!