quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Casas

«Uma casa é uma máquina de morar.»
-
Vasily Surikov, Room in Surikov's house (c.1890, Gallery: V. I. Surikov Krasnoyarsk museum of Fine Arts, Krasnoyarsk - Link)
-

«É nas velhas casas, onde parece flutuar ainda a penumbra dourada do passado, que se recebe, mais perdurável e mais viva, a impressão da família e do lar.»
-
-
Edgar Degas, Interior at Menil-Hubert (1892 - Link)
-
«Como os ninhos, que são a casa da ave, e que todos diferem consoante a ave que o fabricou e o habita, a casa do homem reproduz com fidelidade a vida, a ocupação, o carácter, o sentimento dos moradores. Toda a casa tem, como os donos, uma fisionomia especial, que as gerações lhe imprimiram.»
-
-
Carl Larsson, Cosy Corner (1894, Nationalmuseum, Stockholm - Link)
-

«Home wasn't a set house, or a single town on a map. It was wherever the people who loved you were, whenever you were together. Not a place, but a moment, and then another, building on each other like bricks to create a solid shelter that you take with you for your entire life, wherever you may go.»
-
Felix Vallotton, Interior, Vestibule by Lamplight (1904, Virginia Museum of Fine Arts - Link)
-
«The ache for home lives in all of us. The safe place where we can go as we are and not be questioned.»
-
Jozsef Rippl-Ronai, Uncle Piacsek in front of the Black Sideboard (1906 - Link)
-
«A casa é o retrato do seu dono.»
-
-
Columbano Bordalo Pinheiro, A minha casa de jantar (1922, Museu do Chiado – Museu Nacional de Arte Contemporânea - Link)

3 comentários:

ana disse...

Os dois posts sobre espelhos são lindíssimos. Gosto imenso deste elemento na pintura. :))
Beijinho grato por esta partilha. :))

Presépio no Canal disse...

Nunca tive tanta necessidade de ter um lar como agora, que sou emigrante. Embora me sinta bem no meu país de acolhimento, a minha matriz é outra e preciso de olhar para o espaço onde vivo e sentir que me identifico com ele. Daí a remodelação que tenho vindo a fazer.
Há casas que são só alojamentos ou mostras de catálogo, outras são mesmo autênticos lares. Prefiro as últimas, embora possam dar mais trabalho.
Gostei muito deste post. Belas escolhas!
Beijinhos. :-)

Margarida Elias disse...

Ana - No que respeita a espelhos, pensei em si, porque sei que (tal como eu) gosto deste elemento na arte. Bjns!

Sandra - Lembrei-me muito de ti, neste post, porque sei que andas atarefada com a tua casa. Eu também acho melhor ter um lar do que uma casa para mostrar, porque um lar tem alma. Bjns!