domingo, 29 de dezembro de 2013

Os Citrinos

Círculo de Gérard David, Nascimento da Virgem, Políptico da Vida da Virgem - pormenor (1490-1500, Museu de Évora - Link)
-
Baltasar Gomes Figueira e Josefa de Óbidos, Natureza Morta com Cardo, Marmelo e Laranja (1650-1684, Museu de Évora - Link)
-
Antonio Pereda y Salgado, Natureza morta com cesto de frutos (1650, Museu Nacional de Arte Antiga - Link)
-
Columbano Bordalo Pinheiro, Chaleira de cobre (1920, Museu de Grão Vasco - Link)
-
Fábrica de Viana, Terrina (1775-1820, Museu Nacional Soares dos Reis - Link)
-
Rolando Sá Nogueira, Réplica de secção do revestimento parietal da estação Laranjeiras do Metropolitano de Lisboa (1988, Museu Nacional do Azulejo - Link)
-
Julie Kirkland, Satsuma I (2012 - Link)
-
Curiosidade: De acordo com a Wikipedia, as tangerinas, especialmente as Satsumas do Japão,  fazem parte das tradições de Natal no Canadá e nos Estados Unidos. No final do séc. XIX, era costume que os emigrantes japoneses recebessem a oferta de tangerinas vindas do Japão, como presente de Ano Novo. A tradição alargou-se às outras comunidades, que começaram a colocar nas meias de Natal, como oferenda, tangerinas embrulhadas em papel verde. Por outro lado, nas festas de Ano Novo Chinês, as tangerinas são símbolos de abundância e de boa fortuna, sendo usadas nas decorações e oferecidas a amigos, familiares e colegas de trabalho.

2 comentários:

ana disse...

Margarida,
Tão interessante. Gostei de ver e aprender com estes citrinos.
Obrigada.
Um Feliz Ano NOVO!
Beijinho.:))

Margarida Elias disse...

Ana: Feliz Ano de 2014!