domingo, 5 de janeiro de 2014

As Romãs

(Link)
-
Sempre foi costume comer romãs em minha casa por altura do Dia de Reis. Num artigo de 2009 de um blogue (Link) encontrei alguma informação que vou aqui resumir:

«A romã foi sempre considerada um símbolo de fertilidade (...). É esse sentido que é atribuído à romã nos desenhos das colchas de Castelo Branco (...). São de inspiração indo-portuguesa, existem vários tipos e é no modelo popular, ou nas colchas de noivado, que se reproduz mais frequentemente a romã.
Mas o fruto ganhou outros significados relacionados com o casamento e o amor. Com o tempo passou também a atribui-se-lhe um sentido de abundância que passou a englobar a prosperidade e a riqueza. O povo, como o seu sentido prático, diz que no «Dia de Reis deitam-se três bagos de romã no lume para o ter aceso, três bagos na caixa do pão e três no bolso do dinheiro para ter dinheiro e pão (Teófilo Braga, em «O povo Português suas crenças e costumes»).
Mas o costume que eu recordo desde pequenina, na Covilhã, era o de comermos romã no dia de Reis, para termos fartura. Mas para isso era necessário guardar a coroa da romã, juntamente com uma moeda atada, numa gaveta. No ano seguinte, depois dos Reis, dava-se a moeda a um pobre e repetia-se o ciclo (...).
Em Portalegre existia também esse costume e encontrei também referência ao mesmo em Castelo de Vide, onde é tradição pelo dia de Reis comer uma romã. Aí primeiro comem-se cinco grãos dizendo: "Em louvor dos Santos Reis", e pede-se um desejo que não pode ser revelado».
-
Sandro Botticelli, Madonna della Melagrana (c. 1487, Galleria degli Uffizi, Florença - Link)
-
Louise Moillon, Still-life with pomegranate and bigarades on a basket (depois de 1641 - Link)
-
William-Adolphe Bouguereau, Title Girl with a pomegranate (1875 - Link)
-
Theodule Augustine Ribot, Still Life with a Pomegranate (Link)
-
Maluda, Romã (1984 - Link)
-
Emília Matos e Silva (1999 - Link)

6 comentários:

ana disse...

Gostei muito de ler, de ver Botticelli e a romã de Emília Matos e Silva.
Boa semana, Margarida.
Beijinho.:))

Margarida Elias disse...

Obrigada Ana! Beijinhos e Feliz Dia de Reis!

www.amsk.org.br disse...

Eu sabia que tinha coisa linda por aqui. Esse ano, comprei uma romã que por sinal está super cara esse ano, mas era especial, enorme e muito suculenta. Valeu para fazer pedidos para todos.

bjs e que os reis lhe tragam ouro, mirra e incenso.

Margarida Elias disse...

AMSK - Muito obrigada! E desejo o dobro para vocês e a vossa causa. Bjs!

LuisY disse...

Mais uma vez felicito-a pela escolha das imagens, que revela muito bom gosto. Também apreciei muito o texto sobre este fruto, cujo nome científico, "púnica granatum", evoca um passado enraizado nas antigas civilizações do Mediterrâneo.

Margarida Elias disse...

LuisY - Também achei interessante toda a tradição ligada às romãs. Bjs!