sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Motivo "Cavalinho"

Prato fundo (de sopa) de C. & J. Shaw, estampado com o motivo comercializado em Portugal sob a designação Estátua, mas mais conhecido como Cavalinho (Link).
-

No livro Cerâmica Portuguesa (1931), integrado na colecção Patrícia dirigida por Albino Forjaz de Sampaio, surge a vinheta e a legenda reproduzidas em cima (Link)

Açucareiro da Fábrica de Loiça de Sacavém (Link)

No blogue Velharias e no blogue Memórias e Arquivos da Fábrica de Loiça de Sacavém, encontra-se bastante informação sobre este assunto, que eu irei apenas resumir. Basicamente, o motivo Cavalinho foi bastante popular em Portugal, sobretudo pela produção da Fábrica de Loiça de Sacavém, mas também foi fabricado em Massarelos, nas Devessas e em Alcobaça. A produção mais antiga, no nosso país, deverá ser, pelo menos, de 1863-1870, data provável de um açucareiro fabricado em Sacavém. A origem deste motivo, contudo, não é portuguesa, mas sim inglesa, onde foi produzido desde 1840, com o nome de Grecian Statue.

6 comentários:

ana disse...

Lembro-me de haver um serviço desses em casa da minha avó para todos os dias. Havia rosa, verde e preto.

Beijinho. :))

Margarida Elias disse...

Gosto muito deste tipo de loiça. Também havia em casa da minha avó paterna. Bjns!

LuisY disse...

Margarida

O célebre cavalinho é um motivo decorativo em que todos os portugueses se revêm. Não deve haver família que não tenha um açucareiro, uma terrina ou um simples pires com esta decoração. Há um enorme coleccionismo desta loiça, não por parte dos antiquários ou de gente rica, que pode comprar em leilões obras de arte, mas sim pelo senhor-toda-a-gente. É um caso muito curioso nas artes decorativas portuguesas.

bjos

Margarida Elias disse...

Eu, em casa, não tenho nenhuma peça "cavalinho", mas gostava. Bjs!

LuisY disse...

Bem, se um dia vir um prato cavalinho a bom preço, compro-o e guardo-a para si, que bem merece pela qualidade dos seus posts

Margarida Elias disse...

Obrigada! Mas não é preciso... bjs! :)