domingo, 23 de março de 2014

Outro pensamento: Ciência e Imaginação

Mikalojus Ciurlionis, Thoughts (1907)
-
Gosto de assistir à nova série Cosmos apresentada por Neil deGrasse TysonOuvir as palavras de Tyson demonstra bem como vivemos num mundo maravilhoso, mesmo quando nos cingimos a factos científicos. Citando as palavras deste astrofísico, noutro contexto: «I know that the molecules in my body are traceable to phenomena in the cosmos. That makes me want to grab people on the street and say: ‘Have you HEARD THIS?»

-
Contudo, gosto também de outros mundos de pura imaginação, de fantasia e de magia, sob as mais diversas formas artísticas. Será que esse mundo fora da realidade é realmente oposto ao da ciência? Se falarmos de magia no sentido clássico, claro que sim (mas eu gostava que existisse, confesso!). Mas a imaginação é mais do que isso e é espantoso pensar que muito daquilo que era considerado simples magia há uns séculos atrás, é hoje puro facto científico. Einstein terá dito: «Logic will get you from A to Z; imagination will get you everywhere.»

Ronnie Landfield, Imagination's Door (1980)

6 comentários:

ana disse...

Margarida,
Gostei muito destas duas telas e do registo escrito.
Sem querer estive perto com a leitura de Cântico dos Cânticos ilustrado por Chagall.
Beijinho. :))

Unknown disse...

Quanto a magia, não posso afirmar 100%, depende do ponto de vista... os alquimistas por exemplo, ha quem os considere como magos outros apenas como manipuladores da matéria... deste ultimo ponto de vista eles foram (são?) cientistas...
Os xamãs das tribos indigenas... são apenas magos ou conhecedores das substancias e propriedades das ervas... (??) acho que nem apenas um nem apenas outro... quem pode separar corpo, alma e espírito com tanta didática? hoje ja se fala em visão holística... integral... o certo é : 1.há coisas que desconhecemos, e que ainda estão "aquém", talvez não tenhamos a conciencia lúcida disto, mas existem. Quanto a imaginação.. lembro-me do capitão Kirk (jornada nas estrelas) com aqueles aparelhos onde ele via o interlocutor.. e falava com alguém distante... naquela época um sonho, e nossos celulares de hj.
quem sabe...quem pode afirmar? quem pode negar? a mente é algo estupendo e ainda pouco conhecida... objeto eterno de minha admiração.

Margarida Elias disse...

Ana - Obrigada!! Beijinhos!

Trinity Sete - É essa a questão. O que é magia hoje pode ser realidade no futuro. E há muitas formas de entender a magia. Mas eu gostava mesmo que existissem fadas, tapetes voadores, etc... :)

Presépio no Canal disse...


Gosto desse teu desejo, que partilho. Tapetes voadores, então, gostava imenso.
Sonhar é uma forma de Magia também.
Transpõe-nos para realidades ou experiências que gostaríamos de viver. E, às vezes, acontece, mesmo que muitos anos depois. :-)
Bjnhos!

Margarida Elias disse...

Concordo, Sandra. Sonhar, ler, ver filmes e séries na TV, são boas formas de entrar em mundos mágicos, mesmo que seja só na nossa mente. Bjns!

Unknown disse...

Presépio no Canal ... com certeza tapetes voadores e câmaras de teletransporte,magia ou tecnologia... seria bom se existisse cada um em nossas casas.
Agora sonhos.... realmente,é outro assunto muito rico, profundo e as vezes muito mais real que a vida...já tive diversas experiências...

Acredito que um dia haverá uma tecnologia que possibilite algo mais do que hoje apenas nossa mente tem tido acesso e vivenciado... quem sabe?