sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Para o meu tio e padrinho que faz anos hoje

-
Significado do Nome João

João: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.
O nome João tem origem no hebraicoYehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah que quer dizer “graça” e significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.
É até hoje um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos. É um nome que possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo.
Sua popularidade certamente foi influenciada por dois personagens bíblicos mencionados no Novo Testamento. Um deles é João Batista, o profeta filho de Zacarias, que batizou Jesus. São João Batista é considerado pelos cristãos ortodoxos como o precursor de Jesus Cristo.
O outro personagem bíblico com este nome é o apóstolo João, também conhecido como são João Evangelista, um dos doze apóstolos de Jesus que mais viveu, muitas vezes caracterizado como o preferido do Messias. É autor do livro de Apocalipse e não foi martirizado como a maioria dos outros apóstolos.
O nome foi encontrado em Portugal pela primeira vez em documentos datados do século IX, na forma Ioannes. Na Inglaterra foi bastante popular durante a Idade Média, e no final deste período denominava quase um quinto dos pequenos ingleses.
-
-
Josefa de Óbidos, São João Baptista (c. 1670-1675)
-
E um bolo (link)

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Muitos Parabéns ao teu tio! E que goze muitos e com saúde na companhia da família e da afilhada! :-)
Gostei muito do post. Tenho um em casa! ;-))
Beijinhos!!

Isabel disse...

A pintura é muito bonita.

Parabéns ao seu familiar e resto de dia feliz, para ele:)

Boa tarde:)

ana disse...

Um bolo muito bonito.
Beijinho, Margarida e muitos anos de vida para o tio padrinho. :))

Margarida Elias disse...

Obrigada!! Bjns!