quinta-feira, 19 de novembro de 2015

To escape... ?

Disse Cousteau:
No aquarium, no tank in a marine land, however spacious it may be, can begin to duplicate the conditions of the sea. And no dolphin who inhabits one of those aquariums or one of those marine lands can be considered normal.
-
Matisse, The Goldfish Bowl (1921-1922, The Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque)
-
Matisse, Goldfish (1911, Pushkin Museum of Fine Art, Moscovo)
-
-
-
Gosto de visitar o Oceanário e sei que há animais que quase já só conseguem subsistir em cativeiro. Contudo, quando vejo peixes em aquários (ou pássaros em gaiolas), se a minha primeira reacção até pode ser de agrado pela beleza, logo a seguir cresce um sentimento persistente de melancolia. Dito isto, aprecio estas pinturas de Matisse, que não me parecem melancólicas - e a do gato faz-me recordar a Dama e o Vagabundo da Disney.
-

6 comentários:

Presépio no Canal disse...

Aquários e pássaros em gaiolas também não me atraem. mas os quadros de Matisse são bonitos (gosto particularmente dos 2 últimos, sendo o penúltimo o meu favorito da série que partilhas aqui).
Bjs! :-)

Margarida Elias disse...

É verdade, Sandra! Bjns!

Isabel disse...

O desenho animado é tão giro!
E as pinturas também são muito bonitas!
Também gosto imenso do Oceanário, já lá fui várias vezes, a maior parte delas, com as turmas de alunos. Nunca me aborreço da visita. É tão bonito.

Boa tarde:)

Margarida Elias disse...

Isabel - O Oceanário é realmente um espaço muito agradável e bem planeado. Boa tarde :-)

ana disse...

Gosto muito de Matisse, podia tê-lo revisitado mas não se pode ver tuudo, há que fazer escolhas. Já tinha visitado a sua casa.
Gosto muito da luz e contraste da penúltima tela mas o último mexe mais com os meus afectos.
Como nunca poderia escolher entre um e outro é fácil dizer isto.
Gosto do Oceanário, só lá fui uma vez e tenho a mesma sensação da Margarida mas se assim não fosse as crianças não poderiam privar de perto com estes habitats (ainda que artificiais).
Beijinhos. :))

Margarida Elias disse...

Ana - Também gosto de ir ao Oceanário. Fazem-me mais impressão os aquários pequenos onde por vezes só existe um peixe isolado. Os grandes e bem cuidados apesar de tudo são menos claustrofóbicos. Ainda assim, se bem que ache que esta é a única forma das pessoas terem acesso a ver diverso tipo de animais, e por vezes salvaguardar a espécie, simultaneamente julgo que é uma prisão para os bichos. Quando tinha gatos e cães fazia-me pena que eles estivessem sempre fechados em casa, mas não via alternativas. Gostava de ter uma quinta com um grande lago!! Beijinhos!