quarta-feira, 30 de setembro de 2015

A propósito do tempo (ou de como aproveitá-lo)

Nicolas Poussin, Danse à la musique du Temps (1634, Wallace Collection, London)
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Só neste Verão, que passou, comecei a dizer aos meus filhos que eles tinham de aprender a estar aborrecidos. As razões devem-se ao facto de começar a ficar impressionada com a maneira como eles acham que tudo tem de ser divertido e interessante, uma espécie de parque de diversões contínuo. Pela primeira vez em dez anos de ser mãe, achei que eles precisavam de aprender a ter paciência para lidar com os momentos menos interessantes, sobretudo quando era necessário. 
Não me interpretem mal, não acho que seja obrigatório estar aborrecido, só julgo que é útil saber (aprender a) lidar com o aborrecimento, com o tédio, no fundo, aprender a ter paciência. E até se pode aproveitar esse tempo para parar e olhar (escutar, sentir, ...) o mundo à nossa volta - e até, porque não, descobrir algo sobre nós próprios de que não nos aperceberíamos se estivéssemos em perpétuo movimento.
Ontem descobri um texto, de um psicólogo Adam Phillips, que ia nesse sentido. Sobre uma consulta com uma criança, a certa altura ele diz:

«But at one point, more direct than I intended to be, I asked him if he was ever bored. He was surprised by the question and replied with a gloominess I hadn’t seen before in this relentlessly cheerful child, “I’m not allowed to be bored.” I asked him what would happen if he allowed himself to be bored, and he paused for the first time, I think, in the treatment, and said, “I wouldn’t know what I was looking forward to, ” and was, momentarily, quite panic-stricken by this thought.»
Cf. https://www.brainpickings.org/2014/06/19/adam-phillips-boredom/


Luc Tuymans, Silent Music (1992)

Fui então consultar outros links do mesmo (e excelente) blogue Brain Pickings de Maria Popova e encontrei outros artigos interessantes. Num, que se refere a Alan Watts, trata sobre a importância de viver no presente, de não estar constantemente a projectar-se no passado ou a planear o futuro, o que também vai no sentido de ter calma, ter paciência:

«But the future is still not here, and cannot become a part of experienced reality until it is present. Since what we know of the future is made up of purely abstract and logical elements — inferences, guesses, deductions — it cannot be eaten, felt, smelled, seen, heard, or otherwise enjoyed. To pursue it is to pursue a constantly retreating phantom, and the faster you chase it, the faster it runs ahead. This is why all the affairs of civilization are rushed, why hardly anyone enjoys what he has, and is forever seeking more and more. Happiness, then, will consist, not of solid and substantial realities, but of such abstract and superficial things as promises, hopes, and assurances.»
Cf. https://www.brainpickings.org/2014/01/06/alan-watts-wisdom-of-insecurity-1/

Carl Larsson, Playing Scales

No mesmo sentido, se insere o texto de Anna Quindlen:

«Life is made up of moments, small pieces of glittering mica in a long stretch of gray cement. It would be wonderful if they came to us unsummoned, but particularly in lives as busy as the ones most of us lead now, that won’t happen. We have to teach ourselves how to make room for them, to love them, and to live, really live.»
Cf. https://www.brainpickings.org/2014/03/11/a-short-guide-to-a-happy-life-anna-quindlen/

Claude Lorrain, The Dance Of The Seasons

Certamente há coisas que temos de planear. Conhecer o passado é necessário para termos consciência da nossa realidade. Fazer planos para o futuro é importante para termos noção do que temos de fazer. Mas também é preciso parar e respirar fundo, sentir o presente. Também há que aprender a não estar sempre a correr, a desejar algo que não se tem ou a lamentar algo que se perdeu. 
Deve haver tempo para termos paciência (e por vezes estar aborrecidos) e deve haver tempo para nos divertirmos. Deve haver tempo para fazer o nosso dever, mesmo que seja aborrecido, ou cansativo (e por vezes temos de acelerar o passo). 
Defendo, sobretudo, que haja equilíbrio. E às vezes tenho uma certa inveja do tempo lento da vida antes da Revolução Industrial...

Alan Watts também escreveu:

«To understand music, you must listen to it. But so long as you are thinking, “I am listening to this music,” you are not listening.»
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Já agora, os "bolds" nas frases são meus...
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terça-feira, 29 de setembro de 2015

Meditando

Richard Pousette-Dart, Moon Meditation (1960)
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“Meditation is the dissolution of thoughts in Eternal awareness or Pure consciousness without objectification, knowing without thinking, merging finitude in infinity.” 
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segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A propósito da Lua

Imagem daqui
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Wynken, Blynken, and Nod one night
Sailed off in a wooden shoe —
Sailed on a river of crystal light,
Into a sea of dew.
"Where are you going, and what do you wish?"
The old moon asked the three.
"We have come to fish for the herring fish
That live in this beautiful sea;
Nets of silver and gold have we!"
Said Wynken, Blynken, and Nod.

The old moon laughed and sang a song,
As they rocked in the wooden shoe,
And the wind that sped them all night long
Ruffled the waves of dew.
The little stars were the herring fish
That lived in that beautiful sea —
"Now cast your nets wherever you wish —
Never afraid are we";
So cried the stars to the fishermen three:
Wynken, Blynken, and Nod.

All night long their nets they threw
To the stars in the twinkling foam —
Then down from the skies came the wooden shoe,
Bringing the fishermen home;
'Twas all so pretty a sail
it seemed
As if it could not be,
And some folks thought 'twas a dream they'd dreamed
Of sailing that beautiful sea —
But I shall name you the fishermen three:
Wynken, Blynken, and Nod.

Wynken and Blynken are two little eyes,
And Nod is a little head,
And the wooden shoe that sailed the skies
Is a wee one's trundle-bed.
So shut your eyes while mother sings
Of wonderful sights that be,
And you shall see the beautiful things
As you rock in the misty sea,
Where the old shoe rocked the fishermen three:
Wynken, Blynken, and Nod.
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 Eugene Field (1889)
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E, a propósito do Calvin & Hobbes: «What Calvin and Hobbes taught me about mindfulness» de J. D. Andre.

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sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Outono II

Su Blackwell, Migratory Words (2014)
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«Uma folha quando cai da árvore, não cai, dança. Devagarinho ela vai voando numa dança de adeus e alegria, a dança de roda das quatro estações. (…)»
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Graça Vilhena, «Uma roda que não pára»

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Outono I

Jackson Pollock, Autumn Rhythm (No. 30) (1950)
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«Há na paisagem de outono o mistério da vida
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Joaquim Teixeira de Carvalho, Notas de Arte e Crítica (Porto, 1926), p. 214.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Chega o Outono

Henri Le Sidaner, An Autumn Evening (1895)
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Song of The Flower 

I am a kind word uttered and repeated 
By the voice of Nature; 
I am a star fallen from the 
Blue tent upon the green carpet. 
I am the daughter of the elements 
With whom Winter conceived; 
To whom Spring gave birth; I was 
Reared in the lap of Summer and I 
Slept in the bed of Autumn.

At dawn I unite with the breeze 
To announce the coming of light; 
At eventide I join the birds 
In bidding the light farewell.

The plains are decorated with 
My beautiful colors, and the air 
Is scented with my fragrance.

As I embrace Slumber the eyes of
Night watch over me, and as I 
Awaken I stare at the sun, which is 
The only eye of the day.

I drink dew for wine, and hearken to
The voices of the birds, and dance 
To the rhythmic swaying of the grass.

I am the lover’s gift; I am the wedding wreath; 
I am the memory of a moment of happiness; 
I am the last gift of the living to the dead; 
I am a part of joy and a part of sorrow.

But I look up high to see only the light, 
And never look down to see my shadow. 
This is wisdom which man must learn. 
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Alfred Stevens, Autumn Flowers (1867, Royal Museums of Fine Arts of Belgium)

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Arte & Ciência

Jan van Eyck, The Ince Hall Madonna (The Virgin and Child Reading) (1433, The National Gallery, Melbourne)
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Peter Paul Rubens, Virgin and Child (1624-1625, Staatliche Museen zu Berlin, Gemäldegalerie, Berlin)
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«For it is reliably known, that the great Rubens, and his predecessor Van Eyck, both Flemish artists, most assiduously studied chemistry in Germany before they applied themselves to painting; and that, to a great extent, the brilliancy of their colours was owing to their extensive knowledge of that science.»
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D. Laurent de Lara, Elementary Instruction in The Art of Illuminating and Missal Painting on Vellum, A Guide to Modern Illuminators, London, 1863, J, Weitheimer and Co., p. 31.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

E decidir

Paul Klee, Chosen Site (1940)
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“We all make choices, but in the end our choices make us.” 

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Modos de questionar

Gervasio Troche, Fabricando dúvidas
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“I beg you, to have patience with everything unresolved in your heart and to try to love the questions themselves as if they were locked rooms or books written in a very foreign language. Don’t search for the answers, which could not be given to you now, because you would not be able to live them. And the point is to live everything. Live the questions now. Perhaps then, someday far in the future, you will gradually, without even noticing it, live your way into the answer.”
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quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Modos de ler

Pablo Picasso, Reclining Woman Reading (1960, [Musée National Picasso, Paris)
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«Reading furnishes the mind only with materials of knowledge: it is thinking makes what we read ours. We are of the ruminating kind, and it is not enough to cram ourselves with a great load of collections: unless we chew them over again, they will not give us strength or nourishment.»
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Locke, citado in M. Digby Wyatt, W. R. Tymms, The History, theory, and Practice of Illuminating, 2.ª parte,  London, Day and Son, 1861, p. 23.

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Modos de ver

Rembrandt, Retrato de Maria Trip (detalhe) (1639)
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Impressão Digital

Os meus olhos são uns olhos.
E é com esses olhos uns
Que eu vejo no mundo escolhos
Onde outros com outros olhos,
Não vêem escolhos nenhuns.
Quem diz escolhos diz flores.
De tudo o mesmo se diz.
Onde uns vêem luto e dores
Uns outros descobrem cores
Do mais formoso matiz.
Nas ruas ou nas estradas
Onde passa tanta gente,
Uns vêem pedras pisadas,
Mas outros, gnomos e fadas
Num halo resplandecente.
Inútil seguir vizinhos,
Querer ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos.
Onde Sancho vê moinhos
D. Quixote vê gigantes.
Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.
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domingo, 13 de setembro de 2015

Um filme que voltei a ver

William Blake, Last Judgement (1808)
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«Everything matters, everything we do matters.»
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Joel Schumacher, Linha Mortal (1990)
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Antes de começar a rentrée da televisão, ando (à noite) a fazer zapping pelos canais e a lembrar-me de uma canção do Bruce Springsteen: 57 Channels (And Nothin' On).
Ontem descobri um filme que já vi algumas vezes e que voltei a ver... e voltei a ficar presa ao ecrã.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Para o meu tio e padrinho que faz anos hoje

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Significado do Nome João

João: Significa “Deus é cheio de graça”, “agraciado por Deus” ou “a graça e misericórdia de Deus” e “Deus perdoa”.
O nome João tem origem no hebraicoYehokhanan, Iohanan, composto pela união dos elementos Yah que significa “Javé, Jeová, Deus” e hannah que quer dizer “graça” e significa “Deus é gracioso, agraciado por Deus, a graça e misericórdia de Deus, Deus perdoa”.
É até hoje um dos nomes judeus mais populares em todo mundo desde a Antiguidade, que com o tempo passou a ser comumente adotado também pelos cristãos. É um nome que possui pelo menos uma versão em diversas línguas ao redor do mundo.
Sua popularidade certamente foi influenciada por dois personagens bíblicos mencionados no Novo Testamento. Um deles é João Batista, o profeta filho de Zacarias, que batizou Jesus. São João Batista é considerado pelos cristãos ortodoxos como o precursor de Jesus Cristo.
O outro personagem bíblico com este nome é o apóstolo João, também conhecido como são João Evangelista, um dos doze apóstolos de Jesus que mais viveu, muitas vezes caracterizado como o preferido do Messias. É autor do livro de Apocalipse e não foi martirizado como a maioria dos outros apóstolos.
O nome foi encontrado em Portugal pela primeira vez em documentos datados do século IX, na forma Ioannes. Na Inglaterra foi bastante popular durante a Idade Média, e no final deste período denominava quase um quinto dos pequenos ingleses.
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Josefa de Óbidos, São João Baptista (c. 1670-1675)
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E um bolo (link)

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Linha recta

Wassily Kandinsky, Crossing (1928, Musée National d'Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris)
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Uma linha recta
convicta e correta
é um grito de linha
que chega
ao infinito
é a única estrada
que não vai dar a nada !

Um segmento de recta
pode parar na esquina
subir uma parede
beijar uma menina
– mas uma linha recta
não tem limites ou meta.
Por sobre longos campos
e o vale em flor e o mar,
desenhado pelo vento
lá vai ela a passar …

Um segmento de recta
pode ter alegria
pode subir às árvores
e num raio de luz
descer até ao chão
anunciando o dia !
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Maria Alberta Méneres
https://maioresdepensamento.wordpress.com/tag/maria-alberta-meneres/

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Labirinto

Bartolomeu Cid dos Santos, Labirinto
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Bartolomeu Cid dos Santos, Atlantis (1972)
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«Just as treasures are uncovered from the earth, so virtue appears from good deeds, and wisdom appears from a pure and peaceful mind. To walk safely through the maze of human life, one needs the light of wisdom and the guidance of virtue.»
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terça-feira, 8 de setembro de 2015

Meditação

Odilon Redon, Meditação (c. 1900)
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«This is the first, wildest, and wisest thing I know, that the soul exists, and that it is built entirely out of attentiveness.»
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segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O meu computador avariou...

... e eu estou a tentar reorganizar-me com um computador antigo.
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(link)
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Chaos reigns within.
Reflect, repent, and reboot.
Order shall return.
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sexta-feira, 4 de setembro de 2015

E livros também

Su Blackwell, Treasure Island (2013)
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«"What an astonishing thing a book is," Carl Sagan once remarked. "It's a flat object made from a tree with flexible parts on which are imprinted lots of funny dark squiggles. But one glance at it and you're inside the mind of another person, maybe somebody dead for thousands of years. Across the millennia, an author is speaking clearly and silently inside your head, directly to you. Writing is perhaps the greatest of human inventions, binding together people who never knew each other, citizens of distant epochs. Books break the shackles of time. A book is proof that humans are capable of working magic."»
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quinta-feira, 3 de setembro de 2015

E palavras mágicas

Nicholas Roerich, Spell words (1922)
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"We cast spells to find our way into the unconscious mind, and the imagination that lives there, because we know it's the only way to get into a place where magic is made."
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