segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Do 10 ao 69

Num filme que vi há pouco tempo (The Oxford Murders) referiam-se ao 10 como um número perfeito (para os Pitagóricos) porque: 1+2+3+4=10
-
«That's it. Perfect.
One, the beginning of all things. Perfection, enclosed in itself.


The fish. That's what we thought. The Vesica Piscis, a Christian symbol, but this one's much earlier. It's simply two, the intersection of two circles. Symbol of opposites, duality, the war between good and evil.
Three, the triad, the synthesis of opposites.|Peace after war.


And the fourth symbol? The Tetraktys, the quaternary. One plus two, plus three, plus four: ten. Totality, the Demiurge. It was their divine number. One, two, three, four.
That simple. - How could I not see it?
Any enigma is easy once you know the answer.»
-
-
Pesquisando mais sobre o tema fui descobrir esta imagem abaixo, que me interessou porque eu desenhava repetidamente este símbolo, quando era criança. Nunca imaginei que pudesse ter qualquer significado, para além de estético:
-

A pesquisa anterior fez-me lembrar o símbolo dos Deathly Hollows (do Harry Potter), que, no fundo, é um símbolo de poder sobre a vida e a morte:

-
Por fim, e não tem nada a ver, mas David Bowie, que fizera 69 anos a 8 de Janeiro, morreu ontem, dia 10. Em homenagem a ele, aqui fica uma das canções de que mais gosto da sua autoria:

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Acabei de saber há pouco...Nem sequer sabia que ele estava doente...

Margarida Elias disse...

Eu também não sabia, por isso fiquei mais incrédula. Ele tinha lançado um novo álbum no dia em que fez 69 anos. É estranho. Beijinhos!