terça-feira, 1 de março de 2016

Primavera em marcha :-)

Iluminura com uma mandrágora, manuscrito Tacuinum Sanitatis (Séc. XV)
-
"... and in March several of the Mandrakes threw a loud and raucous party in greenhouse three. This made Professor Sprout very happy."
-
J. K. Rowling, Harry Potter and the Chamber of Secrets.
-
Claude Monet, An Orchard in Spring (1886)
-
Depois de um post da semana passada, por acaso, estive a rever a obra de Monet, e reconfirmei que é ainda um dos meus pintores preferidos.
-
-
E, depois de um mini-diálogo com a Ana, do blogue (In)Cultura, acerca do gosto, descobri esta pintura de Dali, de que gosto bastante, e se adequa ao título deste post.
Devo dizer que gosto do Surrealismo do ponto de vista intelectual - admiro Breton -, é a sua tradução visual que nem sempre me agrada. Talvez um dia mude de ideias...
Fica igualmente uma pintura de Max Ernst com um tema que também se adequa ao da marcha - e uma marcha para Oeste, o que me faz sempre lembrar o final de O Senhor dos Anéis:

Max Ernst, Barbarians Marching to the West (1937, Hamburger Kunsthalle, Hamburg)
-
Fica ainda uma marcha de Chagall, que não foi do grupo surrealista (se bem me recordo), mas cuja obra tem aproximações ao Surrealismo, particularmente por via do onírico. Julgo que é um pintor de que tanto eu como a Ana gostamos:

Marc Chagall, Marching (1915)
-
Por fim, fica outra marcha, esta para o lugar onde as luzes do céu tocam a terra (aurora boreal) - que é de um dos meus filmes preferidos da Disney - Brother Bear (2003). Esperando que a Primavera esteja em marcha para o nosso Hemisfério.

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que venha a Primavera! Adoro ouvir os passarinhos e ver as flores a despontar.
Gosto muito de Chagall (aquele tecto da Ópera Garnier em Paris deixou-me maravilhada).
Beijinho!!

Margarida Elias disse...

Sandra - Concordo contigo. Gostava muito de ter visto esse tecto. Beijinhos!

ana disse...

Que lindo!
Beijinho-:))

Margarida Elias disse...

Beijinhos, Ana!