quinta-feira, 21 de abril de 2016

Para esclarecer

-
Hoje um dos meus posts antigos (2011) foi removido porque alguém se queixou ao blogger que eu não cumpria a lei dos direitos de autor. Confesso que fiquei admirada, mas aceito - como deve ser.
Contudo, agradecia que se alguém acha que eu não cumpro essa lei, que se dirija a mim directamente, que pode estar descansado, que eu corrigirei o assunto de imediato. Por isso, irei colocar uma frase alusiva ao assunto em permanência no blogue, para que não haja dúvidas.
Mas gostava ainda de esclarecer outros pontos:
1) Este blogue não tem fins lucrativos de qualquer espécie. A única coisa que lucrei com ele foram amigos e esses não são coisas e não são sujeitos a impostos.
2) Quando coloco imagens ou textos que não são da minha autoria refiro sempre o autor e faço ligação para o local de onde os tirei (livro, página web, etc.).
3) Se escolho colocar imagens ou textos que não sejam da minha autoria é porque gosto deles e transmitem algo que eu gostava de transmitir / registar - não há qualquer intuito maléfico na minha decisão.
O referido post foi apagado. Como não sei quem ofendi especificamente, mas presumo que tenha sido a ilustradora Teresa Leite, irei evitar postar qualquer coisa que seja dessa origem e peço-lhe sinceramente desculpa.
-
P.S. O desenho que vem com este post é da minha filha.

10 comentários:

APS disse...

Solidarizo-me consigo.
Desconheço o teor do seu poste e, felizmente, nunca me aconteceu uma situação semelhante. A não ser via Youtube, que às vezes me "suga canções"...
Esse(a) censor(a) deve ser um(a) "pobrezinho(a)" que não consegue imaginar que nunca somos inteiramente originais. Ficamos sempre a dever a alguém, alguma coisa, mesmo que indirectamente, ou sem darmos por isso.
Um resto bom de dia!

Margarida Elias disse...

O post era apenas uma ilustração e o poema de Luísa Ducla Soares (A Cavalo no Tempo). Não consigo imaginar onde isto pode ter incomodado alguém, pois certamente ninguém deixaria de comprar o livro por causa do meu post. Creio que seria errado se eu tivesse colocado a ilustração sem a autoria ou se tivesse dito que fui eu que a fiz, ou se tivesse digitalizado e publicado todo o livro... ou se estivesse a ganhar dinheiro com o blogue.
Na circunstância que foi e sendo um post de 2011, parece-me um bocado excesso de zelo.
Também me acontece no youtube as músicas desaparecerem. Enfim...
Bom dia!

Presépio no Canal disse...

Margarida,

Também estou solidária contigo. Quem te acompanha e ao excelente trabalho que tens desenvolvido aqui, sabe o quanto és séria, cuidadosa e rigorosa. No caso, e porque não duvido que a referência estivesse feita, teria até ficado bem um agradecimento pela nomeação e destaque dado à ilustração em causa, digo eu...Anyway, vai guardando cópias do que fazes, para estares sempre salvaguardada.
Beijinho! Forte abraço!

Margarida Elias disse...

Sandra - Fui eu que apaguei. O blogger colocou o post em rascunho e eu achei que mais valia apagá-lo. Considerei uma atitude excessiva, porque o post era totalmente inofensivo em termos de direito de autor, pelo menos na minha opinião. Fiquei incomodada com esta situação... Beijinhos e obrigada!

Presépio no Canal disse...

Sim, estas situações incomodam, sem dúvida. Outro beijinho!!
Está bom tempo por aí? Se estiver, aproveita e vai até à Gulbenkian para arejar um bocadinho e fotografar os patos
(nada como a Natureza para ficarmos melhor).
Hoje, fotografei um cisne no ninho. Tão fofo! Ele disse-me que te manda um beijinho também! ;-)

Margarida Elias disse...

Obrigada Sandra! Depois coloca no teu blogue o cisne!! :-))

Isabel disse...

É estranho, isso...mas avisaram-na quem o tinha retirado?!...

A mim também já me aconteceu "sugarem-me" canções (para utilizar o termo tão certeiro do APS), mas na maior parte dos casos, tanto das canções, como agora dessa sua ilustração, acho um perfeito disparate, pois o facto de estarem nos blogues, desde que devidamente identificados, até fazem publicidade. Já comprei vários livros, por causa de alguma imagem, ou algum excerto que vi nos post dos blogues que visito e que não compraria por desconhecimento.

Os blogues podem ser uma forma de divulgar autores.

As pessoas assim tão ciosas das suas coisitas, não merecem ser divulgadas.

Enfim...

Boa noite:)

Margarida Elias disse...

Isabel - É exactamente o que eu penso. Boa noite!

LuisY disse...

A Margarida é sempre tão escrupulosa na forma como procura sempre identificar os textos, as ideias e as imagens do seu blog que também não percebo muito bem como poderá ter violado qualquer artigo do direito de autor. Tal como a Isabel referiu, julgo que ao inserir no seu blog excertos e citações de autores de alguma forma contribui para que as pessoas tentem comprar os livros ou ir a uma biblioteca consulta-los. Da mesma forma, as imagens de pinturas e desenhos que aqui coloca são uma belíssima forma de divulgar pintores e ilustradores por vezes menos conhecidos do grande público.

Se eu fosse autor e me visse citado, ficaria todo contente, achando que o meu livro tinha saído da poeira das prateleiras e era lido por alguém. Não é esse o objectivo de todos os autores?

Margarida Elias disse...

LuisY - Penso o mesmo, mas há gente que, pelos vistos, acha que não. Muito obrigada! :-)