terça-feira, 3 de maio de 2016

De Santa Eufémia a Sintra

No dia da mãe, fui a Santa Eufémia - com a minha mãe, o meu marido e os meus filhos.
«A Igreja de Santa Eufémia está situada em Santa Eufémia da Serra. Local de peregrinação de devotos, é tida como o local da serra de Sintra mais remotamente habitado, provavelmente desde cerca 4000 a.C. No Século XVII um cavaleiro francês mandou construir a capela de Santa Eufémia no local onde terá existido o templo dedicado à Lua. A Igreja de Santa Eufémia eleva-se a 463 metros, e em dias limpos é privilegiada com uma vista deslumbrante.» (Guia da Cidade)
 


Diz aqui mais ou menos isto (do que consegui ler):
«Este he o logar onde apareceo a milagroza Santa Eufemia da Cerra de Cintra filha de hu Rei Barbaro e gentio filho da cidade de Braga (?) chamado Cathelio (...) Sua Mai tambem gentia chamada Calcia (?) q a teve e a oito Irmans (...) e todas forão martires por mandado de Seu Pai no Segundo Seculo (?) (...) de Jezus Cristo em 123 a qual Santa he advogada de todas a enfermidades do corpo e principalmente da Sarna e do figado e corpos chagados que tudo Cura com agoa da Sua fonte que aSim o dizemos que tomão os banhos no seu tanque E esta pegada que se vê nesta pedra dizem q (...) onde a milagora Santa puzera os pés quando apareseu. Anno de 1787»




(Vista da Cruz Alta)



(As antigas termas, provavelmente para as doenças de pele)




 








A fotografia seguinte é do site Serra de Sintra, de um post sobre a fonte da Sabuga. Passei por lá de carro e não pude fotografar - mas gostei do detalhe do sol, que trago aqui hoje, porque diz que é dia do sol.

2 comentários:

Presépio no Canal disse...

Que maravilha, Margarida!! Não conhecia. Que vista magnífica!! Obrigada por partilhares. Mas que belo passeio para quando for a Portugal...
Também gosto muito de relógios de sol.
Beijinhos!
PS: Gostei muito dos detalhes que fotografaste. Bom olho! ;-)

Margarida Elias disse...

Sandra - O passeio vale mesmo a pena. Beijinhos!