sexta-feira, 13 de maio de 2016

Nossa Senhora de Fátima, por Leopoldo de Almeida

Leopoldo de Almeida, Nossa Senhora de Fátima
-
O ano de 1933 foi um «ano chave» para a carreira de Leopoldo de Almeida e para a parceria que estabeleceu com o arquitecto Pardal Monteiro. A encomenda da Igreja de Nossa Senhora de Fátima data de 15 de Agosto de 1933, sendo esta projectada em 1934 pelo referido arquitecto, com a colaboração do arquitecto Raul Rodrigues Lima e dos estudantes de arquitectura João Faria da Costa, António Martins e Fernando Batalha. A Igreja foi consagrada em 1938.
Leopoldo de Almeida foi autor da estátua de S. João Baptista que decora a pia baptismal, da estátua de Nossa Senhora de Fátima que ladeia o altar, e do baixo-relevo da capela mortuária Ressurreição de Lázaro, todas estas obras datadas de 1938.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima é a «peça mais arrojada em termos de concepção», pois Leopoldo concebeu uma figura «despojada em que o manto, o crucifixo e a coroa são adornos que não desviam o olhar do rosto da imagem, por onde perpassa uma tranquilidade só perturbada pelo foco de luz que a ilumina na igreja». Conta-se que Pardal Monteiro ambicionava que esta fosse a «única imagem iconográfica de Nossa Senhora de Fátima».
-
Texto resumido da Tese de Doutoramento de Rita Fonseca, intitulada Vida e Obra do Escultor Leopoldo de Almeida (1898-1975), FL-UL, 2011 - disponível online.

3 comentários:

Presépio no Canal disse...

Gosto muito desta Igreja. É raro não passar por lá, quando regresso a Lisboa. E a escultura de Nossa Senhora é lindíssima.
Bom fim-de-semana!
Beijinho!

ana disse...

Não conhecia esta imagem mas é bonita.
Beijinho e boa semana.:))

Margarida Elias disse...

Sandra - Concordo contigo. É uma igreja que traz uma sensação de paz. Beijinhos!

Ana - A escultura está mesmo junto ao altar. A igreja é muito bonita. O que eu gosto mais nela são os vitrais de Almada Negreiros. Beijinhos!