quarta-feira, 4 de maio de 2016

Pteridomania - ou de um fenómeno vitoriano que descobri apenas há dois dias

Charles Sillem Lidderdale, The fern gatherer (1877)
-
A Pteridomania, ou a mania dos fetos, corresponde a um interesse que surgiu acerca destas plantas ancestrais, na época da Inglaterra vitoriana (no séc. XIX). No fim dos anos 1830, a caça aos fetos tornou-se numa actividade social em voga, nos campos ingleses, atraindo amadores e botânicos profissionais, bem como pessoas de várias classes sociais. 


H. Paterson, "Gathering Ferns", The Illustrated London News, 1 de Julho de 1871

Entre 1841 e 1891, o fenómeno conheceu várias fases, sendo a primeira sobretudo a recolha de várias espécies, e a segunda correspondendo maioritariamente à troca de esporos para a criação de novas espécies. O motivo do feto conheceu também um grande incremento no domínio das artes decorativas, o que ficou patente na exposição universal de Londres de 1862. 

Cerâmica vitoriana (colecção de Sarah Whittingham)

Este fenómeno, entre a ciência e a curiosidade, é sintomático de um tempo onde as modalidades práticas da pesquisa científica eram partilhadas entre especialistas e amadores: «Cette mode, en pleine période victorienne, manifeste également comment le développement de l’artificiel et de l’industrie s’accompagne d’un retour au naturalisme et le régime de la consommation capitaliste s’allie à un paradoxal idéal de conservation du vivant.» - cf. Anne-Claire Duprat, in Prisonniers du soleil, 2010 - http://www.fraciledefrance.com/wp/wp-content/uploads/Prisonniersdusoleil.pdf

4 comentários:

Presépio no Canal disse...

Nunca tinha ouvido falar. Que interessante!
Bjs

Margarida Elias disse...

Também achei, Sandra. Beijinhos! :-)

ana disse...

Sabia da paixão dos fetos mas não sabia que tinha este nome.
Gosto muito e é muito interessante esta postagem. :))

Margarida Elias disse...

Eu desconhecia de todo o fenómeno e achei interessantíssimo. Beijinhos!