quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Do (pouco) que eu gosto do Outono

Théodore Rousseau (1812-1867), Paisagem de Outono (c. 1848-1850, Museu Calouste Gulbenkian)
-
Num artigo recente de Ricardo Araújo Pereira, este dzia: «Vale a pena fazer uma pesquisa rápida pelo Lifestyle dos media portugueses, para percebermos melhor como o mundo mudou. Uma publicação propõe a seguinte peça jornalística: “25 razões para gostar do Outono”. Não sei como foi possível, mas houve um tempo em que as pessoas passavam pela vida sem que os meios de comunicação social lhes dessem razões para apreciar estações do ano.»
Ora, não tenho 25 razões para gostar do Outono, e certamente que não coincidem com o artigo citado por RAP, mas farei a minha lista:
 
(link)
 
1. A cor das folhas nas árvores, pois há algumas que ficam muito bem vestidas; em Lisboa, refiro umas (de que não sei o nome) que se situam na Avenida António José de Almeida;
 
(link)
 
 
2. As botas de chuva e de andar - que lembram as do Van Gogh;
 
(link)
 
3. Castanhas assadas - daquelas da rua - as melhores que conheço são de um senhor que fica na Praça de Londres e uma senhora que fica na Rua António Pereira Carrilho;
4. Maçãs assadas (de preferência com muito açúcar caramelizado) - as melhores que comi foram feitas pela minha sogra;
5. Batata doce assada (de preferência a acompanhar chouriço ou linguiça...); puré de batata doce com gengibre, também é muito bom;
 
(link)
 
6. Sopa de cebola gratinada - as melhores que comi foram consumidas em Paris, mas isso não é perto - fazer em casa nunca fica igual;
7. O São Martinho;
8. Os preparativos de Natal;
... e não me lembro de mais nada.
Entretanto fico admirada a ouvir as pessoas que dizem que gostam de chuva. Eu até gostaria de frio se tivesse uma lareira, mas como não tenho, vou-me focando no pouco de que gosto no Outono.

6 comentários:

Presépio no Canal disse...

Mas tudo o que elencas é muito bom.
Fiquei curiosa pelas castanhas assadas nos sítios que referes.
Bom Outono, de preferência sem muita chuva.
Beijinho!

APS disse...

Eu até nem terei tantas razões, e e lembro-me também dos diospiros (aprecio-os muito), mas até gosto do Outono. Depois da exposição do Verão, o recolhimento de agora, normalmente, sabe-me bem...Bom dia!

Margarida Elias disse...

Sandra - Eu sou muito exigente :)) Eu sei que a chuva é necessário, mas não vierem dilúvios, tempestades e inundações, até me conformo. Beijinhos!

APS - Prefiro o bom tempo... :-D Bom dia!!

PNLima disse...

Todos os apresentados são bons motivos e mostram que gosta mais do Outono do que pensa!
Lá por casa celebra-se o fim do calor, que a idade já não permite apreciar os 30 e muito graus que por vezes se sentiram este Verão.
Mas adoramos todos os "motivos" apresentados, especialmente as belas castanhas assadas (que, preguiçosos, compramos congelada, descascada e fazemos no forno lá de casa). O S. Martinho, uma outra data especial de Novembro.
A chuva, confesso, também dispenso!
Bom dia! E bom Outono!

Margarida Elias disse...

Paula - Eu ainda prefiro o chamado bom tempo, muito embora temperaturas perto dos 40 sejam demais, é claro. Vamos aproveitando o bom de cada estação, certo? Bom dia!

Isabel disse...

Este ano fartei-me do calor (adoro o Verão, mas este ano o calor foi demais, aqui em Castelo Branco - era dia e noite!) e até estou a gostar do Outono.
Gosto de andar à chuva, sem nada nas mãos além do guarda-chuva e numa hora em que ande pouca gente na rua.

:) Boa tarde