sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Para o Dia Mndial do Gato

August Macke, Still Life with Cat (1910, Lenbachhaus Art Gallery, Munich)
-
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Gato. A 8 de Agosto comemora-se o Dia Internacional do Gato, mas também há o dia de abraçar o gato (4 de Junho) e o dia do gato preto (17 de Novembro) - link. Como gosto dos felídeos, achei que seria uma boa desculpa para colocar aqui uma pintura que descobri recentemente, de August Macke, com um gato de ar satisfeito, junto de peças de cerâmica, uma sardinheira e uma pintura (ou cartaz?) de uma banda (de jazz?).
É ainda uma boa oportunidade para colocar aqui outros gatos, incluindo uns que estão na exposição «Animais na Cerâmica Caldense. Colecção de João Maria Ferreira», patente no Museu da Cerâmica, e que afinal só encerra dia 28 deste mês.
 -
-
Júlio Pomar, O gato das botas
-
José Joaquim Pinto da Silva, 2º Visconde de Sacavém, Atelier Cerâmico, Taça (lã). Gato (1892-1896, Colecção de João Maria Ferreira - © Margarida Araújo)
-
 
Rafael Bordalo Pinheiro, Fábrica Bordalo Pinheiro, Gata "Pili" (1908-1920, Colecção de João Maria Ferreira - © Margarida Araújo)
-
Herculano Elias, Paliteiro. Gato a Tocar Violino (1888-1939, Colecção de João Maria Ferreira - © Margarida Araújo)
-

Lisa Larsen, Moses

4 comentários:

PNLima disse...

Bom dia,
A primeira é fabulosa!
Um dia destes vi um gato tão esticado na janela, a ver uns pombos no beiral, que achei que ia dar um salto fantástico! Ficou-se pelo esticar, devia ter um belo prato à espera na varanda! (são espertos estes bichos)

Rui Luís Lima disse...

Embora só tenha tido gatos em criança adoro estes felinos. Magnificas as obras que partilha connosco e eles na verdade são tão célebres na arte que até o Andy Wahrol tem um conjunto de obras datadas de 1955 intituladas "25 Cats Name Sam and One Blue Pussy". Já na Literatura teremos sempre esse livro incontornável do Jorge Amado, "O gato malhado e a andorinha sinhá".
Muito boa tarde!

Presépio no Canal disse...


Gostei particularmente do quadro do Klee e do paliteiro de Herculano Elias.
A exposição deve ser muito interessante.
Boa continuação!
E bom fim-de-semana!
Beijinhos!

Margarida Elias disse...

Paula Lima - Os gatos são animais fantásticos. Bom Sábado!

Mister Vertigo - Nunca li esse livro e nem vi o filme que diz - terei de o fazer! Bom Sábado!

Sandra - Obrigada!! Beijinhos!